O verbo se fez carne...

O verbo se fez carne...

A mãe do Verbo Encarnado

A mãe do Verbo Encarnado

A consciência histórica do Cristianismo

A consciência histórica do Cristianismo

sábado, 30 de março de 2013

XCVII - Da doutrina que havia sido comunicada por Jesus Cristo aos apóstolos






Via de regra os 'ortodoxos' e 'papistas' creem que os protestantes foram os primeiros a supor que as doutrinas comunicadas pelo Salvador a seus abençoados apóstolos diferiam essencialmente das doutrinas professadas por nossa veneranda mãe a Santa Igreja Católica.

Vimos no entanto que os primeiros a levantarem-se contra a esposa de Cristo, pela qual sofreu e verteu seu sangue precioso, e a classificarem a Igreja apostólica como infiel foram os gnósticos.

Os quais em seus escritos mencionam a grande e antiga igreja como correspondendo a uma instituição grosseira e carnal.

Como desejavam Omegna e Flacius, tiveram os protestantes antecessores espirituais e de certo modo uma 'sucessão', sucessão anti apostólica.

E sucessão bastante antiga pois remonta a Tebutis, Menandro e Simão, o mago; que foram os primeiros a resistir aos apóstolos e a romper com o padrão fixado pelo Senhor Jesus.

De fato os gnósticos corresponderam a anti igreja ou a congregação da maldade durante a Era dos apóstolos, mártires e padres... assim os pentecostais e sectários continuam o trabalho deles, correspondendo a anti igreja e congregação da maldade nestes tristes tempos.

Para certificar que gnósticos e protestantes estão espiritualmente ligados e aparentados uns com os outros, demonstraremos que não há diferença alguma entre a doutrina professada atualmente pela Santa Igreja Ortodoxa e Católica e a doutrina comunicada pelo Verbo aos apóstolos seus vigários e arautos.





  1. De Deus ou seja da Trindade: "Ide pois e batizai as gentes todas da terra EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO." Mt 28,19
  2. Da divindade do Filho: "O pai não cessa de agir e eu com ele." Jo 5,17
  3. Da divindade do Espírito Santo: "O pecado contra O pai do céu será perdoado, o pecado contra o Filho do homem será perdoado, mas o pecado contra o Espírito Santo não será perdoado nem nesta Era nem na futura."
  4. A natureza humana de Cristo: "O Verbo se fez carne e habitou entre nós." Jo 1,13
  5. A vontade humana de Cristo: "Meu Deus, meu Deus porque me desamparaste." Mc 15,34 "Jesus chorou."
  6. A vontade divina de Cristo: "Que eles sejam um conosco como Eu e tu, meu Pai somos um." Jo 17,21
  7. Da livre vontade: "Jerusalém, Jerusalém eu quis acolher teus filhos como a galinha acolhe os filhotes debaixo das asas mas tu não o quiseste." Mt 23,38
  8. Da graça e comunhão divina: "Sem mim nada podeis fazer." Jo 15,5
  9. Do pecado ancestral: "Todo o que comete pecado é escravo do pecado." Jo 8,34
  10. Da libertação integral: "Se o Filho vos libertar sois de fato libertos." Jo 8,36
  11. Da perfeição a que fomos chamados: "SEDE PERFEITOS COMO VOSSO PAI CELESTIAL É PERFEITO." Mt 5,48 
  12. Da diferenciação entre os pecados: "Maior pecado tem aquele que me entregou a ti." Jo 19,11
  13. Do mérito: "Assim deverias multiplicar a quantia que te entreguei para que eu obtivesse rendimentos do que é meu." Mt 25,27 "Assim a semente caindo na terra boa dá FRUTOS cem, sessenta ou trinta por um." Mt 13,23
  14. Da suprema virtude: "Assim saberão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros." 
  15. Das boas obras: "Brilhe a vossa luz diante dos homens para que observando vossas obras exaltem vosso Pai que esta nos céus." Mt 5,16 "Não pode a árvore má produzir bons frutos e nem a árvore boa produzir maus frutos; pelos frutos sereis conhecidos." "Se sois meus discípulos farei o que vos mando." "O que fizestes a estes meus irmãos mais pequeninos foi a mim mesmo que fizestes... o que deixastes de fazer a um destes meus irmãos mais pequeninos foi a mim que deixastes de fazer." "Eu vos constitui para que possais ir e produzir fruto e assim este vosso fruto permaneça."
  16. Da Igreja: "Sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno jamais prevalecerão sobre ela." Mt 16,18 "Se não ouvir a igreja seja tido em conta de infiel." Mt 18,17
  17. Da Unidade da Igreja: "Que eles sejam um como eu e tu meu Pai somos um." Jo 17,21
  18. Da Catolicidade: "Ide e fazei discípulos entre todas as nações para que observem tudo quanto eu determinei, e convosco estarei até a consumação dos séculos." Mt 28,20
  19. Da autoridade dos apóstolos: "Quem vos ouve é a mim que ouve e quem vos despreza a mim é que despreza." "Aquele que recebe um profeta como profeta será recompensado; aquele que recebe um enviado recebe aquele que o enviou."
  20. Do Batismo: "Aquele que não nascer da água e do Espírito não entrará no Reino dos céus." Jo 3,5 "Ide pois e batizai as gentes todas da terra EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO." Mt 28,19
  21. Da Eucaristia: "Fazei isto em memória minha." Lc 22,19
  22. Da presença real: "Minha carne é verdadeira comida e meu sangue verdadeira bebida." Jo 6,56
  23. Penitência: "Aqueles aos quais perdoardes os pecados serão perdoados e aos que retiverdes serão retidos." Jo 20,23
  24. Ordenação: "Assim soprou sobre eles e disse - Recebei o Espírito Santo." Jo 20,22
  25. Evkelaion: "Eles - os apóstolos - ungiam os dementes e enfermos com óleo e eles ficavam sãos." Mc 6,13
  26. Da Crisma: "Ele estabelecerá um Batismo do Espírito Santo e do fogo."
  27. Da coroação: "O que DEUS mesmo juntou não separe o homem."
  28. Do lava pés: "Logo, se eu, vosso Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros." Jo 13,14
  29. O celibato: "E há eunucos que se fazem eunucos por amor do Reino dos céus." Mt 19,12 ALÉM DO EXEMPLO DO PRÓPRIO SENHOR QUE JAMAIS CONTRAIU MATRIMÔNIO.
  30. Da maternidade divina de Maria: "Que se me dá que a MÃE DO MEU SENHOR venha até mim." Lc 1,43
  31. Da Virgindade perpétua de S Maria: "Como se fará isto se não conheço varão?" Lc 1,35 "E seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a Páscoa; e quando fez doze anos foi com eles a cidade." Lc 2,41 "Disse a sua mãe: Eis teu filho; e ao discípulo amado: eis tua mãe; A PARTIR DAQUELE MOMENTO RECEBEU-A O DISCÍPULO EM SUA CASA." Jo 19,26
  32. Que os 'irmãos de Jesus' são mais velhos, logo filhos de um primeiro casamento de S José: "Disseram-lhe seus irmãos: parte daqui para a Judéia, assim teus discípulos vejam as obras que realizas; pois ninguém age ocultamente se pretende revelar-se ao mundo!" Jo 7,3
  33. Da comunhão dos Santos: "Fazei amigos com as riquezas iníquas, e assim faltando estas POSSAM ELES RECEBER-VOS NOS TABERNÁCULOS ETERNOS."
  34. Da imortalidade consciente: "Deus não é Deus de mortos, por isso nele todos estão vivos." "Eis que junto a ele falavam dois varões Moisés e Elias, ambos cheios de majestade." Lc 9,30 "E quando o viram caminhar sobre as ondas perturbaram-se e disseram: É UM FANTASMA." Mt 14,26
  35. Da condição dos mortos: "Morreu o mendigo e foi conduzido pelos seres ao seio de Abraão... morreu o rico e foi precipitado nas regiões inferiores." Lc 16,22
  36. Da temporalidade as penas ou castigos extra tumba: "Não digo para perdoar sete vezes mas setenta vezes sete." 
  37. Da ressurreição final: "Aquele que come minha carne e bebe meu sangue ressuscitarei no último dia para a vida eterna." Jo 6,55
  38. Da oração: "Assim deveis rezar: Pai nosso que estais nos céus..." Mt 6,9 "E ainda outra vez repetiu a mesma súplica ." Mc 14,39
  39. Do Jejum: "Quando o noivo for recolhido haverão de exercer Jejum." 
  40. Do Evangelho: "Por Moisés foi dada a lei, por Jesus  A GRAÇA E A VERDADE." Jo 1,17 "Assim Pedro disse: Só tu Senhor tens palavras de vida eterna."
  41. Da ressurreição: "Daqui a pouco já não me haveis de ver; mas passado algum tempo me vereis de novo." Jo 16,17
  42. Da ascensão: "Eis que a ti retorno Senhor Pai Santo." Jo 17,11 "Não me toques porque a meu Pai ainda não fui ter." Jo 20, 17
  43. Da segunda vinda: "Como um relâmpago que vai do Oriente ao Ocidente assim haverá de ser o retorno o Filho do homem." Mt 24,27
  44. Do juízo final: Mateus 25,31sgs
  45. Do dia do Santo Domingo da anastasis: "oye de sabbatwn th epifwskoush eiV mian sabbatwn..." > "No fim do sábado (sabado judeu do sétimo dia) como já principiasse o sábado (sábado Cristão do primeiro dia i é o Domingo da ressurreição)" Mt 28,1; Mc 16,9; Lc 24,1 e Jo 20,1





Nenhum comentário:

Postar um comentário