O verbo se fez carne...

O verbo se fez carne...

A mãe do Verbo Encarnado

A mãe do Verbo Encarnado

A consciência histórica do Cristianismo

A consciência histórica do Cristianismo

sábado, 23 de março de 2013

LXXX - A dormição da Santa Virgem Maria Mãe de Nosso Deus





Vinte anos após a morte de Nosso Senhor e Mestre tornou Gabriel a manifestar-se a Santa Virgem.

Estava ela recitando suas preces no quarto quando ele apareceu diante dela e disse: "Ave Maria plena de graça Deus é contigo. Bendita és tu entre todas as mulheres da terra! Eis que fui enviado por teu Filho adorável, Nosso verdadeiro Deus, para dizer e informar que daqui a três dias serás visitada e recolhida por ele, e conduzida aos lugares celestiais."

Replicou Santa Maria: "Rogo que estejam comigo todos os vigários e comendadores de meu Filho Jesus."

E ele respondeu: "Assim será, pois haverão de ser comunicados e de vir até aqui."

Assim que o anjo partiu a Santa Mãe de Deus trajou-se com suas melhores roupas, e dirigiu-se ao Getsemani para rezar. E tendo lá chegado elevou as mãos aos céus recitando a seguinte prece:

"Senhor meu Deus, eu não seria digna de te receber caso tu não tivesses me fitado com misericórdia. Mas eu guardei zelosamente o dom que tu me comunicaste; assim eu te peço que me libertes de todo temor da morte e que me confortes com tua grande graça; pois és o Senhor Deus vivedor, a luz e a ressurreição." Amim

No entanto principiaram a chegar a cidade os apóstolos do Senhor: Pedro, Tomé, Filipe, Mateus, Matias, Tadeu, Simão, Bartolomeu e André; acompanhados por Hierotheus, o Tesmotheta.

Era uma sexta feira e chegando o dia do Senhor estavam já todos congregados em Jerusalém sob a presidência de Tiago.

E tendo entrado na casa da Virgem saudaram-na: "Que possa abençoar-te grandemente aquele que por  intermédio de ti manifestou-se neste mundo."

E ela assim disse: "A paz esteja com vossos espíritos, mas respondei-me: como pudestes vir até aqui?"

Então João respondeu e disse: Mãe, cada um deles foi visitado pelo mesmo enviado que apareceu a ti, a saber, pelo anjo Gabril.

E replicou: "Eis que hei de percorrer o caminho percorrido por todos os mortais viventes e o Senhor vos alertou e fez vir até aqui para que me consoleis nesta hora extrema; então entremos em oração e vigiemos até que eu seja retirada."

E assim postaram-se em torno dela com as mãos erguidas e rendiam louvores ao Senhor.

E quando estava já aproximando-se da meia noite, iluminou-se misteriosamente o aposento como se ardessem milhares de lamparinas e escutaram as seguintes palavras:

"Mulher, assim como acolhestes a mim eu acolho a ti e te recebo na glória do meu reino. Abandona agora todo temor para ocupar o lugar que te foi preparado antes da fundação deste mundo."

Então ela abriu os braços em forma de cruz e disse:

"Abençoado seja o teu santo e precioso nome Senhor Deus Nosso, que te dignaste olhas para a humildade da tua serva e confiar-lhe o mais sublime de todos os mistérios. Lembra-te de mim na glória do teu reino eterno; recebe-me na paz do teu Espírito e concede-me um juízo propício e uma Santa ressurreição conforme foi prometido a teus adoradores e servos que executam a tua vontade."

Respondeu-lhe a voz do céu:

'Quando desci dos céus de glória para redenção deste mundo desejando educa-lo e salva-lo da ignorância tu estavas comigo. Quando chorei, e senti fome, e senti sede tu estavas comigo. Quando dei meus primeiros passos tu estavas comigo. Quando tive de passar a terra do Egito estavas comigo. Quando cansado regressava a casa estavas ali. Quando precisava duma muda de roupa nova estavas ali. Quando conheci a dor da morte (da morte de seu pai adotivo José) estavas ao meu lado. Quando fui batizado por João estavas presente. Quando sai pela terra para anunciar a verdade tu me acompanhaste. Quando realizei meu primeiro prodígio foi a teu pedido. Na Eucaristia me dei primeiro a ti. No caminho do gólgota estavas comigo. Quando fui suspenso pelos pecados estavas a meu lado. Quando fui descido do lenho passei a teus braços. Tuas lágrimas foram o primeiro bálsamo recebido por meu corpo. Com carinho enfaixaste meus membros. Com devoção acompanhaste meu féretro. Com fé aguardaste jejuando minha vitória sobre o poder da morte. Com alegria recebeste a minha visitação. Quando tornei ao seio do Pai estavas comigo. Quando em Pentecostes, juntamente com o Espírito Profético tornei a ti teu coração exultou! A todo instante estiveste comigo e jamais nos separamos! Assim na morte, no Reino e na ressurreição sou eu que te acompanho e estou contigo oh plena de Graça e dignificada acima de todas as mulheres mortais! De geração em geração os Santos hão de proclamar: Bendita!'

Ao mesmo tempo ouviram os apóstolos uma doce melodia e sentiram um aroma delicioso...

Foi quando Maria principiou: "Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o teu nome, seja feita a tua vontade; assim na terra como nos céus, o pão Nosso de cada dia nos dai hoje, perdoa as nossas dívidas; assim como perdoamos nossos devedores, e não nos deixeis cair em tentação, mas livra-nos do mal..."

E quando olharam deram com uma pomba muito branca, cortando os céus e partindo para o infinito.

E quando contemplaram o leito a mãe do Senhor parecia estar apenas dormindo.

Então disse João a Tiago: A ti foram confiados os mistérios; pois disse o Verbo a mim e a Pedro: Ide a Tiago e ele vos dará a completa instrução. Toma pois o corpo da Virgem pura e conduz até a torrente de Kidrones, lá existe um sepulcro novo doado por Ben Gorion (Nicodimos). Ali deves depositar este santo corpo que gerou o corpo de nosso Verdadeiro Deus Jesus Cristo."

Em seguida puseram aquele corpo venerando num esquife e Tiago segurou numa ponta, Pedro noutra, João noutra e André noutra. A frente do préstito seguiu Tomé com a cruz vivificante e Hierotheus com o incenso.

E pelas ruas da cidade entoavam:

Salve tu Plena de Graça!
Salve tu Bendita entre as mulheres!
Salve tu que creste nas palavras do emissário!
Salve tu filha de Joaquim e Ana!
Salve tu Mãe do Senhor!
Salve tu flor da santidade!
Salve tu primícias da redenção!
Salve tu vaso honorifico!
Salve tu arca da Aliança!
Salve tu perpetuamente Virgem!
Salve tu tabernáculo do altíssimo!
Salve tu shekinah da glória!
Salve tu mulher prudente!
Salve tu nova Eva!
Salve tu porta oriental!
Salve tu templo vivo!
Salve tu mãe dos crentes!
Salve tu membro mais santo da Igreja!

E toda congregação da cidade saiu com eles...

Quando os escribas e fariseus deram com aquele cortejo ficaram indignados e disseram uns aos outros:

"Vede a glória que é dada ao tabernáculo daquele sedutor!"

"Em verdade não é decente que uma pecadora vulgar seja honrada com tão solene saimento!"

Então um deles aproximou-se do cortejo e tentou virar o esquife.

Suas mãos no entanto secaram e curvaram de imediato e chorando convulsivamente caiu por terra.

Pedro no entanto aproximou-se dele e disse: Filho, caso te arrependas e teu coração deseje a penitência serás salvo.

E ele respondeu: Apóstolo de Deus, recorda que meu pai sendo porteiro do sacerdote permitiu que saísses ileso quando te acusaram e ameaçaram te levar amarrado ao tribunal.

E Pedro replicou: Não imputa Deus a virtude dos pais aos Filhos; no entanto se crês verdadeiramente em Jesus Cristo que nasceu de Virgem, foi crucificado e ressuscitou ao terceiro dia aproxima-te do tabernáculo, beija-o com devoção e diz: Creio no fruto abençoado que saiu de ti!

E quando o homem assim procedeu foi curado, e estando curado exclamou: Bendita és tu Plena de Graça, Deus é contigo!






E dizendo isto pos-se a louvar a Deus e a acompanhar o cortejo.

Como no entanto seus companheiros tudo observassem sem acreditar, ocorreu a um dos filhos dos sacerdotes: aproveitemos a ocasião para supliciar a todos e aniquilar a congregação do mal!

E tomando lanças, varapaus e pedras formaram um pequeno exército e saíram no encalço dos Santos.

No entanto quanto estavam já se aproximando fechou-se o céu e a terra estremeceu; e eles envolvidos pela poeria e pela escuridão caíram por terra.

O servo do sacerdote no entanto, que mancava da perna, penetrou no cortejo e tocando no esquife e declarou: Eis que reconheço o mistério da tua maternidade e da tua perpétua Virgindade. E dizendo isto tornou-se-lhe a perna perfeita e pode caminhar como um homem são.

Então prostrou-se diante de Tomé e disse: Eis que Jesus é de fato o Filho eterno do Deus Eterno, que nasceu de Virgem, anunciou a verdade, foi injustamente condenado, desceu as regiões da morte, ressuscitou ao terceiro dia e subiu aos céus; declaro e professo que esta fé é a fé verdadeira na qual não a dolo; vereda da salvação e caminho do céu!

Diante disto recuaram os judeus apavorados dizendo uns para os outros:

"Grande é a força do tabernáculo daquele impostor!"

E tendo chegado a vertente do Kidrones tomaram a mortalha que envolvia o corpo e partindo-a em pedaços distribuiram aos que ali se achavam. E tendo um deles a ideia de colocar aquele pedaço de pano sobres as vistas de seu irmão que era cego, obteve sua cura...

E outros tantos imitando sua atitude obtiveram diversas curas e prodígios.

E assim foi sepultada a Mãe de Nosso verdadeiro Deus pelos próprios apóstolos, os presbíteros e toda igreja; Aristion no entanto não estava ali.

Entrementes o grande guardião Mikail ouviu o decreto: "Conduz novamente esta alma preciosa ao corpo de carne; pois não é honroso que a corpo que gerou minha humana natureza conheça corrupção e se torne pasto de vermes. Então toma a alma daquela que formou um corpo material para minha Natureza eterna e introduze-a mais uma vez no corpo de carne para que viva segundo meu desígnio e seja anuncio de esperança para minha igreja."

E naquele mesmo instante ressuscitou a Santa Mãe da Ressurreição e tornou a vida.

E tendo percebido o mistério ela ajoelhou-se, ergueu as mãos e disse: "Filho meu e Deus verdadeiro, não te posso bendizer e glorificar dignamente pelos benefícios com que engrandecestes a minha miséria. Que o nome de Jesus seja coberto de majestade e exaltado na terra e nos céus pelos séculos dos séculos."

O Senhor no entanto fez ouvir sua voz: "Eleva-te da terra tabernáculo meu e vem para junto de mim habitar na mansão celestial!"

No mesmo momento foi o corpo da Virgem transportado para junto do corpo de seu abençoado Filho nos espaços.

Os apóstolos no entanto nada puderam ver.

Três dias depois, tendo Aristion vindo a Jerusalém e sendo informado sobre a morte da Virgem dirigiu-se a Pedro, Tiago e João implorando entre sentidas lágrimas para que abrissem o sepulcro da Virgem para que el pudesse contemplar pela derradeira vez aquele rosto tão querido.

Após muito discutirem cada apóstolo retirou-se para seu lugar, porque era já noite, e ficaram de deliberar pela manhã seguinte.

Durante a noite apareceu Jesus a João, num sonho e lhe disse: "Não temas conceder a Aristion o que vos pede com tanto empenho, pois aquela que lá foi posta comigo esta."

E tendo rompido a alva congregaram-se os apóstolos para deliberar a respeito do pedido de Aristion. E não havia acordo entre eles.

João no entanto convenceu-os a anuirem.

Assim formaram discreto cortejo e dirigiram-se ao túmulo. E lá chegando deram com algumas pessoas que haviam permanecido durante os três dias orando e jejuando; e diante delas fizeram rolar a grande pedra e abriram o sepulcro.

E quando se aproximaram da laje notaram que estava toda coberta de rosas que exalavam um intenso perfume.

E junto as rosas estavam apenas as roupas com que a Virgem fora sepultada.

O corpo no entanto havia desaparecido.

Então eles levantaram suas mãos e louvaram Cristo Jesus por todas as graças e bençãos com que havia cumulado a humildade de Maria.







Cf

O livro do repouso ou Liber requien
O livro de S João, o teólogo
A carta atribuida a S Dionísio, o aeropagita (em armênio)
O relato atribuido a S Melitão de Sardes
O relato de S João de Tessaloniki
O relato de S João Damasceno
Os sermões de S Germano de Constantinopla e de S Andre de Creta
O relato de Nikiphoros Calixtino
O relato de Cedrenus








Nenhum comentário:

Postar um comentário