O verbo se fez carne...

O verbo se fez carne...

A mãe do Verbo Encarnado

A mãe do Verbo Encarnado

A consciência histórica do Cristianismo

A consciência histórica do Cristianismo

quinta-feira, 21 de março de 2013

LXVIII - Perseguições - a Igreja sobe o calvário...

Subiu Jesus o calvário...

Subiu a Igreja também...

Pois aquele que ama vai ao encontro do amado...



Assim a esposa segue o esposo para onde ele vai.

Perseguido pelos hebreus disse o Mestre: 'Odiados pelo mundo... enfrentareis perseguições.'

Destarte a Igreja sai do cenáculo e passa ao gólgota.

Para fazer companhia a seu mestre, esposo e senhor.

Sob a direção dos apóstolos, em especial de Pedro, Tiago e João, cresce a Igreja de Jerusalem as custas da sinagoga...

E começa a expansão da Igreja a preocupar os líderes da casa de Israel.

Decretam os sinedristas o apressamento de Pedro e João, os quais são levados manietados ao Sumo sacerdote. Assessorado por João, Alexandre e Lísias.

Após terem-nos interrogados os líderes proibiram-nos expressamente de proferirem o Nome de Jesus e de disseminarem seus ensinamentos.

Nossos apóstolos todavia, responderam-lhe quinze séculos antes de Lutero: "Antes obedecer a Deus do que aos homens, fiéis seremos a nossas consciências."

Apressados novamente foram salvos da morte por Gamaliel, o qual teria dito a seus pares: "Se a obra deles for divina nada poderá dete-la, mas se for deste mundo será destruída pelo tempo sem que precisemos fazer qualquer coisa."

Então os líderes da casa de Israel decretaram que ambos fossem chicoteados e decretaram que cessassem de pronunciar o nome de Jesus...

Como no entanto nem os apóstolos mostrassem qualquer temor nem a Igreja de Cristo cessasse de se expandir as custas dos filhos de Abraão; optaram os saduceus e fariseus pelo emprego da força.

E amotinando parte do povo conduziram Estevão ao tribunal do Sumo sacerdote sob a alegação de ter blasfemado contra Moisés, a Lei e o Templo.

Respondeu-lhes então o diácono:

"Homens de cabeça dura e corações de pedra, estais habituados a resistir ao Espírito Santo. Nisto seguis o exemplo dos vossos antepassados. Pois a qual vidente não perseguiram vossos pais? Acaso não supliciaram aqueles que vaticinaram a vinda do Justo? Do qual ultimamente vós mesmos fostes traidores e assassinos; dos seres celestiais recebestes a Lei apenas para profana-la." At 7,51

Fazendo com que se recordassem das seguintes palavras de Jesus:

"Serpentes de fogo, víboras cheias de toda peçonha como escapareis aos tormentos do inferno? Em verdade exclamais: Se estivessemos no lugar de nossos pais não teríamos procedido assim. Admitindo já que sois filhos de assassinos; daqueles que fizeram correr o sangue dos profetas. Enchei agora a medida dos antepassados. Assim vos remeto videntes, doutores e mestres, a uns açoitareis em vossas sinagogas e outros lapidareis e expulsareis de aldeia em aldeia. Caia sobre vós o sangue de todos os justos lançado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel até o de Zacarias filho de Baraquias, a quem fizestes supliciar entre o Templo e o altar."

E de tal modo ficaram enfurecidos, que rasgaram seus mantos, taparam os ouvidos e com grande alvoroço conduziram-no para fora dos muros. E lá chegando tomaram grandes pedaços de pedra e lançaram contra ele, e enquanto morria exclamava com os olhos levantados para o céu: Senhor Jesus, recebe em paz o meu espírito, e ainda: Não leveis em consideração esta obra.

E assim rendeu o espírito e foi recolhido nos tabernáculos celestiais.

Os sacerdotes e escribas no entanto decretaram uma fatwa contra tantos quantos aderiam a este caminho; diante disto a igreja dispersou-se.

Alguns eram mortos, outros torturados, outros encarcerados e outros multados...

Assim passou a verdade a Cesaréia, de Cesaréia a Damasco; capital da Síria e de Damasco a Antakia; onde cerca de 40 os fiéis receberam o título de 'Cristãos' ou seja de seguidores de Jesus, o 'Cristo'. E possível todavia que bem antes fossem já conhecidos por 'Nazarenos'; designação empregada até hoje pelos maometanos.

Os apóstolos no entanto permaneceram na cidade. At 8,1

Pois o Senhor decretara que pregassem o Evangelho a seus habitantes por doze anos.

Cerca de 41 no entanto o trono da Judéia passou a Herodes Agripa ou a Agripa I.

Ao contrário de seu pai e de seu avô, Herodes o grande, era Agripa um religioso fanático e títere dos sacerdotes.

Eis porque ele colocou a espada ou o poder secular a serviço da ortodoxia judaíca e comprometeu-se a exterminar os servos de Jesus Cristo. Cerca de 42/43 Tiago, dos Zebedeu; foi decapitado.

Segundo S Clemente de Alexandria, no livro VII das Hypotyposeis - Apud H E de Eusébio II - "Seu delator, ao vê-lo fazer profissão de fé no tribunal, fez-se também Cristão e com ele professou a fé.

E estando caminhado para o lugar do suplício, o homem pediu-lhe perdão. Tiago, após fita-lo por alguns instantes, osculou-o e disse: contigo esteja a paz. E juntos foram justiçados."

Enquanto Pedro era posto a ferros.

Diante disto um número cada vez maior de fiéis passavam a outros lugares; e dilatava-se a fé.

Tanto mais perseguida era a Igreja, e, tanto mais se expandia; pois 'O sangue dos mártires é a semente dos Cristãos."

Posteriormente, após transbordar da Judeia para o mundo foi a Igreja perseguida pelos Impérios Romano e Persa; em seguida pelos maometanos e nórdicos; depois pelos protestantes, pelos franceses, pelos liberais e pelos bolcheviques... e jamais conheceu a paz.

Pois esta escrito que seus filhos 'Não são deste mundo.' embora nele estejam e desejem transforma-lo.

Tal o cárater do Reino dos céus, da República Cristã e da cidade de Deus; que esta em eterno conflito com o Reino do dinheiro, a República da iniquidade e a cidade do homem.

Pois uma obedece a princípios e valores divinos; quais sejam a justiça, o amor, a paz, a honestidade, a fraternidade, a solidariedade, a fidelidade, a verdade, etc; enquanto que a outra obedece a princípios e valores egoísticos quais sejam a avareza, a crueldade, a mentira, o ódio, a inveja, a injustiça, etc

Então não se pode esperar que vivam em paz ou que haja qualquer acordo entre elas. Pois deseja a cidade de Deus desarraigar a cidade do homem pelos fundamentos, enquanto que a cidade do homem, desejando permanecer; empenha todas as forças que ainda lhe restam contra a cidade de Deus e santuário de Jesus Cristo.

E do cárater dos filhos das trevas empregar a força, apelar a violência e perseguir; e do cárater da Igreja empregar a coragem, ser perseguida e resistir.

Assim após Estevão: Clemente, Cristina, Lourenço, Agueda, Luzia, Vicente, Tarcisio, Bárbara, Marcela, Perpétua, Felicidade, Blandina, Vétio, Menas, etc e depois Ahmed, e depois Pedro de Aleuta, e depois Andrônic de Pern, etc, etc, etc

Somos os filhos dos mártires!!!

E com Jesus e a Igreja subimos o calvário!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário