O verbo se fez carne...

O verbo se fez carne...

A mãe do Verbo Encarnado

A mãe do Verbo Encarnado

A consciência histórica do Cristianismo

A consciência histórica do Cristianismo

segunda-feira, 18 de março de 2013

LXIX - Fundou Jesus uma Igreja?




Ultimamente alguns protestantes tem negado obstinadamente que Jesus tenha fundado qualquer tipo de Igreja ou mesmo algum tipo de padrão espiritual ou de religião.

Eu mesmo conheço algumas pessoas que partilham do mesmo ponto de vista. Estas no entanto, inda que se apresentem como Cristãs, não frequentam qualquer tipo de igreja seja ortodoxa, romana ou protestante, tecendo críticas a qualquer tipo de institucionalização. Elas me parecem bastante honestas...

Nossos protestantes no entanto, objetam que Jesus tenha fundado uma igreja e, mesmo assim, (!!!) não só frequentam uma igreja, como porfiam em granjear mais membros para ela, mormente entre os romanos ou ortodoxos desavisados, que embarcam nessa de que Jesus 'não fundou igreja alguma' apenas para mudarem de igreja e adotarem um padrão espúrio ou seja não episcopal.

Quanto a Jesus não ter estabelecido padrão espiritual distinto ou religião; os protestantes podem dar a ideologia cristão o nome que pretenderem: culinária, filosofia, física, química, etc que isto não mudará absolutamente nada. Os nomes ainda não mudam as coisas...

Então se o discurso de Jesus implicava Deus, alma, fé, etc evidentemente que pertence a esfera do espiritual ou do religioso. Aqui procuram os sectários jogar magicamente com os nomes... e isto não presta para nada.

Quanto a questão da igreja, diz respeito a própria teologia protestante, tão coxa quanto uma mula velha.

Desde muito cedo recomendou a prudência aos protestantes não insistir em demasia a respeito duma igreja posta para a salvação dos fiéis.

Porque estavam separados em inúmeras seitas beligerantes, cada qual disputando o título de verdadeira igreja de Cristo e aluindo a fé dos mais inteligentes.

Por a limpo a questão da verdadeira igreja em meio a tantas seitas parecia obra titânica em meio as quais perdiam os protestantes a esperança e a fé.

Destarte foi necessário apresentar a igreja não como uma congregação que conduzia os mortais a salvação e sim como uma congregação de pessoas já redimidas e salvas por Jesus Cristo.

Durante séculos insistiram os protestantes na patacoada duma igreja fundada por Cristo que não salva ninguém.

Nem é preciso dizer que entrementes, muitos dos salvos, crendo-se salvos, dispensaram a igreja que não salva... passando a viver sem igreja alguma. Até que perderam a fé e reverteram a incredulidade...

Aos poucos a ideia duma igreja inútil, foi produzindo tanta incredulidade quanto as disputas surgidas entre as seitas.

Ultimamente alguns sectários optaram por remover a quinquilharia inútil e por afirmar em alto e bom som que Jesus Cristo jamais concebera ou fundara qualquer tipo de organização semelhante a uma Igreja.

Embora, como já dissemos, os partidários desta tese continuem frequentando igrejas... as quais nem salvam, nem foram fundadas por Jesus (!!!)

Comumente alegam eles que o 'cristão' pode salvar-se em qualquer comunidade, independente do nome.

Estranho é que eles se deem ao trabalho de aliciar os ortodoxos, romanos e anglicanos para suas seitas...

Porque quando dizem, muito afetadamente, que o nome da igreja não faz diferença alguma; estão querendo dizer que vce pode fazer parte de qualquer seita protestante...

Se o nome da Igreja for Ortodoxa, romana ou anglicana; se implicar qualquer tipo de apostolicidade ou sucessão apostólica; se for episcopal ou hierárquica; então o nome faz muita diferença.

O que eles querem é que vce abandone o padrão divino e episcopal, trocando-o por qualquer seita obscura, não importa o nome.

Importa aqui é fazer-se protestante e sentar nos bancos de Lutero, Zwinglio e Calvino.

Até aqui a igreja importa.... depois; como é impossível saber qual seita protestante seja verdadeira, qualquer  uma serve.

Pois todas combatem o padrão episcopal, a hierarquia, a forma do culto, os mistérios e a comunhão dos santos. E isto é o que importa.

Importa aqui combater o conjunto da doutrina apostólica; mesmo quando o protestantismo é incapaz de oferecer a seus neófitos sequer uma pálida sombra de unidade doutrinária.

Daí a cantilena: Igreja não salva. E enfeite... ou, Jesus não fundou igreja alguma...

Diante disto é necessário afirmar em alto e bom som os fundamentos sagrados de nossa fé e bendita esperança.

Primeiramente devemos afirmar que, prescindindo o assunto da salvação, nós ortodoxos acreditamos que pertencer a verdadeira igreja de Cristo corresponda a um elevado benefício ou condição espiritual.

Por meio da qual temos acesso garantido a verdade plena e a integralidade da divina Revelação.

Assim sendo nos acreditamos que pertencer a ela seja uma vantagem.

Eis porque Nosso Senhor, tendo em vista os diversos conflitos que permeiam nossa existência neste mundo, instruiu seus discipulos e disse: "IDE A IGREJA E QUEM NÃO RECEBER A SENTENÇA DA IGREJA SEJA CONSIDERADO COMO PAGÃO OU PUBLICANO."

Eis porque recebemos autoridade da Igreja, por amor as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, independentemente da salvação ou da reprovação.

Nós nos contentamos em saber que a verdadeira Igreja faculta a seus filhos a posse duma comunhão mais intensa e plena com seu fundador.

Teria no entanto Jesus fundando uma Igreja???

Se de fato creem os protestantes na inspiração e sacralidade dos Evangelhos não poderão fugir a esta conclusão.

Pois registra o décimo sexto capitulo do primeiro Evangelho as seguintes palavras de Jesus:

"Sobre esta pedra EDIFICO MINHA IGREJA e as portas do inferno jamais triunfarão sobre ela."

Logo existe a entidade igreja.

No caso fundada/edificada pelo próprio Jesus Cristo.

O que nos autoriza a falar numa igreja histórica fundada por Jesus Cristo.

A qual por sua vez é una ou única.

Pois empregou a palavra igreja e o pronome possessivo que a antecede no singular, declarando:

'MINHA IGREJA', e não minhas igrejas, como se fossem entidades doutrinariamente separadas ou com ensinamentos diferentes e contraditórios.

O protestantismo esta cindido em inúmeras seitas com pregações diferentes justamente porque não corresponde a única Igreja Histórica fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo.

O conceito ou entidade 'igreja(S)' não existe para Jesus.

Ignora pois ele este amontoado de seitas beligerantes fundadas por homens pretensiosos que jamais foram escolhidos, instruídos, dignificados, abençoados, santificados, comissionados e enviados por ele.

Eis porque os protestantes sentem-se tão constrangidos diante da simples ideia duma Igreja Una fundada por Jesus com o intuito de edificar todos os homens no amor.

Porque não possuem qualquer vestígio ou fragmento de unidade doutrinária ou credal; porque nenhuma de suas comunidades remonta historicamente a antiguidade ou a Jesus Cristo; mas aos homicidas Lutero, Zwinglio e Calvino, e porque ao invés de terem edificado os homens conduziram-nos a incredulidade, ao desespero e a apostasia justamente em função de sucessivas querelas e polêmicas doutrinárias.

Em termos de igreja o protestantismo não te pode oferecer qualquer dom verdadeiramente divino que tenha sido prometido pelo Verbo:


  • Jesus dirigindo-se ao Pai suplicou: "Que eles sejam um como eu e tu oh Pai somos um."


Só nos EUA no entanto são mais de 11.000 seitas com 11.000 interpretações ou versões diferentes.

Basta mencionar Luteranos, Calvinistas, Zwinglianos, metodistas, batistas, adventistas, jeovistas, etc para sermos breves...

O protestantismo não realizou o dom da Unidade.

Caso corresponda ele a Igreja de Cristo deveriamos concluir que a prece do Salvador não ultrapassou o telhado do cenáculo ou seja que não foi atendida...



  • Disse o mesmo Jesus: "Santifica-os em teu nome e faz deles povo santo."
Implica isto em anunciar a lei do amor e a doutrina santa das obras e da piedade.

O fundador do protestantismo no entanto lançou fundamentos a um Cristianismo anti ético ou como dizem imoral; postulando a salvação no vicio, no crime e no pecado. O que ainda hoje é ensinado e crido por parte de seus seguidores.


  • Disse enfim o Mestre: "Eu sou a videira original, todo sarmento deve estar ligado a mim para produzir frutos."
O protestantismo no entanto remonta a Lutero e se queres suas raízes mais profundas e remotas chegam a Aério e a Agostinho, que viveram no século IV.

Eis porque não há qualquer ligação real com a videira original.

Eles dizem que estão ligados a ela pela fé invisível...

Todavia como Deus quis entrar no mundo não pela fé, invisivelmente, mas pelo mistério material da Encarnação; é licito crer e sustentar que nossa ligação com Emanuel deve comportar uma dimensão material e histórica que faça juz ao citado mistério.

A respeito desta ligação Histórica, pela qual estamos materialmente unidos a Jesus Cristo na perspectiva da Encarnação, falaremos nos próximos capítulos destinados a apostolicidade ou a doutrina da sucessão apostólica, que é o fundamento e alicerce posto por Cristo a sua Igreja.



Por fim asseverou e disse aquele que não pode nem enganar-se nem nos enganar que 'As portas do inferno.' jamais poderiam prevalecer ou triunfar desta Santa congregação.

Disposta para a conservação da verdade deveria ser a Igreja imunizada contra o erro. E foi.

Estabelecida com a objetivo de manter a pureza da divina Revelação não conviria que fosse falível em matéria de fé.

Fundada tendo em vista a disseminação da boa nova e da mensagem divina, não poderia a Igreja esquecer-se desta boa nova... e ignorar a mensagem divina.

Devendo cumprir fielmente sua missão, de Cristo recebeu tudo quando era necessário obter o sucesso.

Posta no lugar na natureza visível de Jesus Cristo não convinha que a igreja fundada por ele maculasse seu nome.

Poderia Cristo ter fundado uma igreja incorruptível; convinha que fundasse uma igreja incorruptível; logo, fundou ele uma Igreja incorruptível; dando cumprimento a sua promessa e velando sob sua palavra.

Afinal é tanto mais digno daquele que é Perfeito, produzir entidades perfeitas em sua categoria ou para aquilo que foram destinadas...

Caso a igreja apostatasse e abrisse mão do depósito sagrado que lhe foi confiado por seu fundador, estaria demonstrando ser imperfeita em sua categoria e inepta para o que foi disposta.

Neste caso a quem caberia a culpa por sua apostasia senão daquele que a estabeleceu???

Sendo a igreja imperfeita; a pecha de imperfeição recairia justamente sobre Jesus Cristo, seu fundador.

Não é compatível com a perfeição e o poder de Deus a produção de entidades imperfeitas, ineptas, corruptas e sujeitas a continuas reformas ou consertos.

O homem conserva e reforma suas tralhas e objetos porque é imperfeito; procedendo amiúde, por acerto e erro; ou seja a posteriori.

Deus no entanto prevê, calcula e decreta com pleno e absoluto conhecimento de causa.

Ele não precisa consertar ou recauchutar o que é imperfeito; pois é apto para produzir coisas perfeitas, estáveis e irreformáveis.

Assim sendo descrever a igreja como corruptível e reformável não esta de acordo com a piedade.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário