O verbo se fez carne...

O verbo se fez carne...

A mãe do Verbo Encarnado

A mãe do Verbo Encarnado

A consciência histórica do Cristianismo

A consciência histórica do Cristianismo

sábado, 16 de março de 2013

LVII - É Jesus Deus ou divino???







Não poucos dentre os Cristãos estão convencidos de que Jesus foi elevado a condição de Deus ou proclamado divino pelos padres do concilio de Nikaia.

Teriam eles procedido como Marco Antonio e Augusto ou procederem a apoteose de Júlio César, ora convertido em divindade tutelar do Império ou em irmão menor de Jupiter...

Assim Jesus teria sido feito Deus por Atanásio ou Constantino e um dos dois seria seu verdadeiro pai e genitor...

Implica esta teoria diversas coisas:


  1. Jesus jamais agiu ou procedeu como se fosse divino
  2. Jesus jamais revindicou para si a divindade
  3. Os apóstolos jamais apresentaram Jesus como Deus
  4. Os primeiros Cristãos, os mártires e os padres ante nicenos ignoravam supinamente a doutrina da divindade de Cristo.

As duas últimas suposições haveremos de analisar mais adiante, no momento oportuno.

As suas primeiras haveremos de analisar agora ou seja neste artigo e nos artigos subsequentes.

Investiguemos pois se em algum momento de sua carreira Jesus procedeu como se fosse um Ser de natureza diversa da nossa.

  • Jesus perdoa pecados
Em todos os sinóticos damos com Jesus perdoando os pecados de diversas pessoas. Mc 2,1

Pecados que não haviam sido cometidos contra ele, porque ele sequer conhecia tais pessoas.

E não perdoava apenas este ou aquele delito, mas absolutamente todos os pecados.

De imediato os fariseus e escribas concluiram: É um blasfemador. Mt 9,3

"Pois Deus apenas pode perdoar os pecados." Mc 2,1

Julgo que nenhuma pessoa sensata vá discordar dos fariseus neste ponto: Só Deus pode perdoar pecados.

E no entanto os sinóticos apresentam Jesus Cristo como perdoador de pecados...


  • Jesus se coloca acima dos parentes e familiares exigindo um gráu de amor superior

"Aquele que ama o Pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; aquele que ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim." Mt 10,37

Na boca de um Deus ficam bem estas palavras, na boa duma criatura... ou Jesus é demasiado pretensioso ou divino; aqui não há meio termo possível.

É o dilema do Dr Binet Sanglé...



  • Apresenta-se como o 'Senhor do sábado'
"Assim é o Filho do homem Senhor também do sábado." Mt 12,8

Acontece que o sábado correspondia exatamente ao feriado religioso dos antigos judeus ou seja a um dia sagrado, dedicado a Deus.

E como tal assente no Decálogo.

Apresentar-se como Senhor do sábado implica:

  1. Ser de algum modo o 'produtor' dos dias
  2. Ser o objeto do sábado
  3. Ter poder sobre os mandamentos divinos
Logo...


  • Controla os elementos e forças naturais a seu bel prazer
"Ele ergueu-se increpou os ventos e o mar, e no mesmo instante tudo serenou." Mt 8,26

Que conclusão tiraram disto os apóstolos:

"QUEM É ESTE CUJO MAR E OS VENTOS OBEDECEM???" Mt 8,27

Pois de fato homem algum possui semelhante capacidade.


  • Jesus entra no templo dos judeus como se fosse sua própria casa
E declara "Minha casa será considerada casa de prece e não de câmbio." Mt 21,13


  • Jesus assume diversos títulos reservados a Deus:
'Tu és senhor o meu pastor e nada me faltará.' Sl 23,1
'Eu sou o bom pastor...'

'Na tua luz Senhor veremos a luz.' Sl 36,9
'Eu sou a luz do mundo e quem me segue não andará nas trevas.' 

'Deus é a Verdade.' Dt 32,4
'Eu sou o caminho, a verdade e a vida.'

'Eu causo a morte e torno a fazer viver.'  Dt 32,39
'Eu sou a ressurreição e a vida.'


  • É preexistente
"Antes que Abraão fosse feito eu existo."

"Vós sois cá debaixo e eu sou lá do alto."

"Sou o princípio como vos declaro."

"Do Pai sai e para ele retorno."

"Assim restitui a glória que tive em ti antes da criação deste mundo." Jo 17,5

"Assim percebam e vejam que tu me amaste antes da criação do mundo." Jo 17,24


  • É o íntimo do Pai.
"TODAS AS COISAS ME FORAM DADAS PELO PAI. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho." Mt 11,27 sgs


  • É parceiro do Pai
"Meu Pai não cessa de agir e eu com ele." Jo 5,17

Os judeus compreenderam perfeitamente o que ele dissera e procuravam mata-lo porque 'Se fazia igual a Deus.' jo 5,18

"Que assim todos honrem o Filho como o Pai." Jo 5,23

E os judeus compreenderam novamente o significado de suas palavras:

"Não é por obra boa que queremos te apedrejar mas porque sendo mero homem tu te fazes Deus."


  • É impecável
"Quem de vós me arguirá de pecado?" Jo 8,46

  • Declara ser Juiz constituido pelo Pai

"O Pai a ninguém julga mas ao Filho concedeu o poder do julgamento." Jo 5,22





Nenhum comentário:

Postar um comentário