O verbo se fez carne...

O verbo se fez carne...

A mãe do Verbo Encarnado

A mãe do Verbo Encarnado

A consciência histórica do Cristianismo

A consciência histórica do Cristianismo

sábado, 23 de março de 2013

LXXXIII - Da sorte de Paulo





A respeito de Paulo não esta tudo pormenorizadamente registrado nos Atos dos santos apóstolos, compostos por S Lucas???

De como fez três viagens missionárias a cabo de quinze anos ou seja de 44 a 57/58 e de como percorreu de Seleucia a Cencris que é o porto de Corinto (como o Pireu é o porto de Atenas e Ostia era o porto de Roma) passando por Tróia, Filipos, Tessaloniki, Béreia, Éfeso, Mileto, Samos, Metilene, etc

De como foi diversas vezes encarcerado, cinco vezes chicoteado, três vezes esbordoado com varas, três vezes lançado ao mar, uma vez apedrejado (quase que perdendo esta vida), uma vez esbofeteado, outra quase linchado (e outra ameaçado) em Jerusalém, exposto a um naufrágio, picado por uma serpente venenosa, etc

No mais ele mesmo declara:

"Atravessei rios caudalosos e me expus a sanha dos ladrões; e perseguições sofri por parte do meu povo e dos gentios; e muito sofri na cidade, no deserto e no mar. Sem mencionar os falsos irmãos e sem contar a fome, sede, nudez, frio, fadigas, moléstias, sacrifícios, preocupações, etc."

Ele também menciona suas 'enfermidades', especialmente um tal 'espinho da carne'; que o Bispo Spong julga ser uma inclinação para o homossexualismo; as dores de cabeça, problemas de visão e algum tipo de achaque.

E ninguém imagine que possuísse uma físico vigoroso.

"E ele viu Paulo que se aproximava, um homem de baixa estatura, quase calvo, pernas tortas, de corpo volumoso, sobrancelhas unidas, um nariz um tanto adunco..." é o que registram os Atos de Paulo e Tecla.

Ao cabo da terceira viagem, desejou ele subir a Jerusalém e submeter-se aos ritos mosaicos; sua presença no entanto atraiu a fúria dos judeus e assim, após quase ter sido morto; acabou preso.

Levado de governador a governador e sempre exposto as armadilhas dos fanáticos, valeu-se Paulo de seu privilégio de cidadão romano para apelar a César e escapar as garras do Sinédrio e do Sumo sacerdote, já preparados para suplicia-lo.

Assim sendo, após ter sido apresentado a Agripa II, seguiu em navio para Roma, partindo de Cesareia e passando pelas ilhas de Creta e Malta; té que chegou a Ostia e enfim a Roma; onde foi posto em 'libera custodia' ou como dizemos hoje em 'prisão domiciliar'. E tendo lá chegado suscitou polêmicas com os judeus da cidade a respeito de Jesus... é o que dizem os Atos dos sagrados Apóstolos.

Segundo creem alguns o processo de Paulo teria sido sentenciado pelo próprio Sêneca; o qual, tendo julgado toda esta questão religiosa como absurda e sem sentido, deve te-lo absolvido sem sequer te-lo chamado ou ouvido. Embora Agostinho, Jerônimo e outros sustentem que Paulo e Sêneca não trocaram apenas ideias mas cartas inclusive. E acrescentam ainda que o estóico se fez batizar por ele tornando-se Cristão.

Tais narrativas no entanto carecem de toda e qualquer base positiva.

Certo é no entanto que Paulo tenha sido absolvido e posto em liberdade cerca de 59/60 d C

Após o que seguiu para a Espanha (conforme o testemunho de Clemente Romano em sua primeira Carta aos corintios) e empreendeu uma quarta viagem missionária ao Egeu; a respeito da qual há fortes indícios nas 'pastorais'.

Ao que parece sua atividade na região chamou a atenção das autoridades locais; porquanto grassava a perseguição de Nero (64/65). Apressado foi Paulo conduzido a Roma e julgado uma segunda vez; agora de modo conciso e sumário. 

Condenado por sedição foi ele conduzido a 'via ostiensis' nas proximidades de pirâmide tumular de Céstio e; na condição de cidadão romano, decapitado. Teria sido acompanhado por Lino e vendado com a mantilha oferecida por uma piedosa matrona.

Quis a legenda Cristã que sua cabeça saltasse por três vezes e que em cada ponto que tocasse o chão surgisse uma fonte dágua cristalina; daí 'tre fontani' como dizem os populares. Naturalmente que Jesus não executa prodígios supérfluos ou ociosos. Lamentavelmente nós não possuímos as derradeiras palavras deste grande homem...

Sirvam-lhes estas por epitáfio: "Eis que combati um bom combate, assim encerrei minha carreira e conservei imaculada a minha fé."


Sobre sua sepultura foi construída uma das maiores e mais belas basílicas de toda Cristandade: 'S Paolo fuora muri'; digno monumento a tão digna memória.


Provavelmente ao ser recolhido contada Paulo com cerca de 60 anos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário