Teria sido ele um verdadeiro 'papa' nos moldes de Hidelbrando ou Pio IX.
Com sólio dourado, sede gestatória, manto, coroa tríplice, cruz de ouro, cáligas, etc E de fato não poucas estatuas e pinturas tem representado Pedro e os primeiros Bispos de Roma desta maneira ou seja anacronicamente.
Outros adiantando-se mais a frente não exitam em apontar Pedro como tendo sido o fundador da Igreja romana e seu único e supremo pastor.
É típico do ser humano projetar suas crenças no passado... assim os romanistas forcejam por encontrar o papado nos primeiros séculos; quando não existia; enquanto os protestantes esforçam-se por achar o biblismo e o livre examinismo naquelas priscas eras...
E quando há oportunidade falseiam descaradamente a História já afirmando que haviam papas, já sustentando que não haviam Bispos ou hierarquia...
Tal a saga dos monarquistas e dos anarquistas 'cristãos'...
Sabemos no entanto que parte considerável das Igrejas primitivas foi fundada pelos convertidos de pentecostes; os quais, regressando as cidades de origem levaram consigo a fé imaculada.
Assim, anonimamente, plantada por gente humilde e simples, surgiram as Igrejas de Damasco, Antakia, Skandaria, Cartago e Roma; as quais posteriormente foram ocupadas e lideradas pelos apóstolos e discípulos do Senhor.
Eis porque escreve Paulo a congregação plantada em Roma cerca de 56, ou seja, quatro ou cinco anos antes da chegada de Pedro a cidade e dois ou três anos antes de sua própria chegada.
Por Suetônio somos informados que dez anos antes, cerca de 44, disputavam os judeus da cidade a respeito de Jesus Cristo; donde se infere que havia Cristãos entre eles, a saber, um remanescente de Pentecostes.
Naturalmente que se tratava duma congregação judaico/Cristã; a qual foi assumida cerca de 60 por Pedro e por ele liderada por quase sete anos.
A Igreja gentílica deve ter sido organizada cerca de 58/59, por ocasião da chegada de S Paulo; embora possa ter sido organizada alguns anos antes (entre 50 e 55) por alguns discípulos seus. Seja como for ela aglutinou-se em torno dele a partir de 58/59.
Haviam pois e Roma duas igrejas paralelas e bem distintas uma da outra: a da circuncisão ou dos judeus e dos gentios. Uma igreja petrina por assim dizer e uma igreja paulina.
Diversos críticos racionalistas e protestantes avançam dizendo que cada congregação possuía sua fé. Alguns supondo que a Igreja de Pedro fosse judaizante enquanto que a Igreja de Paulo fosse solifideista... somente quando foram reunidas numa só, por Clemente, chegou-se a um 'equilíbrio' doutrinal; repudiando a igreja petrina as 'obras judaicas da Lei' e admitindo a igreja Paulina as obras éticas ou morais do Evangelho.
Que a Igreja de Pedro comportasse certos elementos radicais procedentes do farisaísmo e por assim dizer legalistas é perfeitamente admissível; que a mensagem de Paulo sobre a Lei judaica fosse mal interpretada por parte de seus seguidores em sentido solifideista, infere-se da leitura da epístola de S Tiago...
Em ambas as comunidades havia extremistas ou núcleos dispostos a heresia; sem que os líderes Pedro e Paulo fossem responsáveis por tal situação. O Ensino de ambos era ortodoxo e por assim dizer idêntico; bem como o sentir da maior parte dos membros de ambas as congregações...
Cerca de 66 Pedro e Paulo passaram aos lugares celestiais, sendo o primeiro sucedido por Anacleto ou Cleto e o segundo pelo fiel Lino de Volterra.
Quando Cleto e Lino passaram ao Pai, entre 80 e 90; o estimado Clemente assumiu ambas as congregações, unificando-as e adquirindo grande fama.
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