O verbo se fez carne...

O verbo se fez carne...

A mãe do Verbo Encarnado

A mãe do Verbo Encarnado

A consciência histórica do Cristianismo

A consciência histórica do Cristianismo

sexta-feira, 22 de março de 2013

LXVII - Explanação sobre Hegesipo e a origem das primeiras seitas.







"Depois que Tiago, o Justo; sofreu o martírio; seu primo Simeão,  filho de Cleófas, foi constituído bispo. Todos o haviam proposto, por ser também ele primo do Senhor. 

Assim era a Igreja chamada Virgem; pois ainda não havia se corrompido com vãs tradições.


Mas foi Tebutis, por não ter sido nomeado bispo, que começou a corrompê-la, tomando por modelo as sete seitas que haviam sido adotadas pela gente do povo; ele aderiu ao padrão delas. 

De Simão, os simonianos; de Cleobio, os cleobianos; de Dositeo, os dositeanos; de Gorteo, os gorteanos; de Masboteu os masboteanos. Destes procederam os menandristas, os marcionistas, os carpocratianos, os valentinianos, os basilidianos e os saturnilianos. Cada um destes introduziu sua própria opinião por caminhos próprios e diferentes.


Deles saíram pseudo cristos, pseudo profetas e pseudo apóstolos, que despedaçaram a unidade da Igreja com suas doutrinas corruptoras a respeito de Deus e de seu Cristo."


Este interessantíssimo fragmento da Ypoumenata (Memórias) de Hegesipo, foi preservado na H E de Eusébio.

Tantas vezes mal compreendido, tantas vezes mal julgado...

Antes de tudo convém assinalar que ou a cópia utilizada por Eusébio estava corrompida ou este omitiu involuntariamente os nomes de duas seitas - pois das sete enunciadas fornece apenas cinco - os quais ficaram perdidos para nós.

Quanto ao citado Tebutis podemos especular que tenha sido patriarca dos ebionitas ou fundador da seita; por sinal formada logo após a morte de Tiago, muito provavelmente em Pela.

Como compreender no entanto que Tebutis tenha fundado a seita dos ebionitas, cerca do ano 68/70, antes que Simão tenha fundado a dos simonianos; e que até então a igreja não tinha conhecido cisões ou partidos??? Quando sabemos - por outras fontes - que Simão floresceu cerca de 50  e  faleceu por volta de 63/64??? Isto é antes que Tebutis consumasse a ruptura.

Constituindo o simonismo a primeira seita saída do Cristianismo.

Daí ser a narrativa de Hegesipo apontada como superficial pelos críticos.

Parece-me todavia que a crítica não é justa.

De minha parte julgo que este escritor distinguia as seitas procedentes do Cristianismo, das seitas propriamente surgidas na Igreja.

Pois sabemos que Simão não constituiu partido na Igreja; mas que tendo tido formação Cristã e no estado de leigo dela foi expulso.

Vindo a organizar uma seita 'externa', com elementos de origem Cristã; mas destinada a rivalizar com o Cristianismo e não a ser uma outra forma ou versão do mesmo; i é, uma igreja paralela nos moldes da Católica.

A respeito de Cleóbio sabemos apenas ter sido ouvinte do apóstolo Pedro... mas não que ocupasse qualquer posto ou dignidade no corpo da Igreja nascente, ou que arrastasse consigo consideráveis parcelas da igreja.

É bastante possível que os demais elementos citados por Hegesipo tenham procedido do mesmo modo, saindo do sistema Cristão e fundado sistemas alternativos; sem qualquer pretensão de serem classificados como Cristãos ou sem forma eclesiástica.

Apenas no caso dos docetas podemos duvidar desta interpretação, então talvez aqui, tenha Hegesipo cometido um lapso.

Seja como for Tebutis parece ter sido o primeiro oficial da igreja, muito provavelmente Diácono de S Tiago; a separar-se arrastando consigo parte da congregação, e de certa maneira, cindido pela primeira vez a igreja. Enquanto os demais haviam sido ouvintes e a influenciado uma minoria inexpressiva.

Tebutis como clérigo causou certo estrago. Pois a seita dos ebionitas levou consigo uma parte considerável da Igreja de Jerusalem; caracterizando o primeiro cisma ou a primeira igreja rival de que temos notícia. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário