sexta-feira, 22 de março de 2013
LXXIII - Para onde ides? A dispersão dos apóstolos
Como tivemos ocasião de observar apesar do mandamento do Senhor determinar a permanência dos Apóstolos em Jerusalem por doze anos - a contar do ano de sua morte - eles não estavam proibidos de se afastarem momentaneamente, tendo em vista atender as necessidades espirituais dos que haviam sido dispersos pelos continuas perseguições.
Assim excursionava Pedro por Cesaréia e Jopa que eram como que departamentos de Jerusalem.
E os demais apóstolos pela Samaria, Galiléia e redondezas; evangelizando toda terra da Palestina.
Assim chegamos ao ano 44/45; correspondendo ao reinado de Agripa II; o qual sabia ser mais fanático ainda que seu recém falecido pai.
Esta conjuntura corresponde exatamente ao momento em que cada apóstolo, sob orientação divina, seguiu para a nação ou pais que lhe fora destinado com o objetivo de ganha-lo para a Igreja de Jesus Cristo.
Eusébio informa-nos a respeito do destino de cada um deles:
"A Tomé coube a partiena, segundo quer uma tradição; a André a Cítia, João a Asia, dentre cujos habitantes instalou-se, adormecendo em Efeso.
Pedro teria pregado aos do Ponto, Galácia, Bitínia, e Capadócia; na Asia, pregando sempre as comunidades judaicas da diáspora, té que chegou a Roma.
Paulo anunciou a Verdade de Jerusalem a Iliria (Albania/Romênia); é o que declara Origenes no terceiro tomo do Comentário ao Gênesis." H E III,01
Merecem tais palavras alguma elucidação.
E complemento.
Quanto a Tomé, a partiena em questão deve ser compreendida como sendo a parte mais oriental da partiena, correspondendo a antiga India e aos modernos Afeganistão e Pakistão; posteriormente estas congregações expandiram-se para o Leste dando origem a 'Cristandade de S Tomé', cujo centro é Meilapore.
André após ter evangelizado a Cítia, desceu até a Acaia (Grécia); onde deu testemunho sob o proconsul Aegeas. Seu túmulo e suas relíquias encontram-se em Patras, atual capital da Acaia.
João, instalou-se na Asia menor. No entanto os martirológios antigos asseveram que faleceu em Hierapolis e não em Efeso.
Pedro seguiu em demanda da capital do Império fazendo o périplo do Mediterrâneo a começar por Jopa e subindo o litoral da Palestina e da Síria. Assim teria passado por Cesareia e Berito; até chegar a Seleucia e acompanhar o litoral da Asia menor (Atual Turquia) até chegar a ilion ou Bizâncio; donde acompanhou o litoral da Grécia passando por Atenas e Corinto; e daí chegou a Iliria e circundou o litoral da Itália até chegar a Roma onde veio a instalar-se.
Uns declaram que teria acompanhado Simão o Mago de cidade em cidade com o objetivo de desmarcara-lo; outros afirmam que teria seguido o trajeto de S Paulo, com o objetivo de formar congregações judaicas onde este formara congregações gentílicas.
Paulo, segundo S Clemente Romano, teria efetuado missões no Ocidente e plantado diversas igrejas no litoral da Península Ibérica. E assim percorrido quase que toda orla do 'mare nostrum'.
Tadeu teria evangelizado a Pérsia ocidental ou seja o atual Iran e adjacências.
Bartolomeu é conhecido como o iluminador da nação Armênia.
Mateus segundo algumas tradições teria recebido por campo a Arábia petrea (reino dos nabateus) e a Etiópia. Onde mais tarde Panteno disse ter encontrado uma cópia do seu Evangelho.
Filipe teria Evangelizado a região do Nadje ou Nairen; que hoje é o Iemen e Simão cananeu, o Norte da Síria.
O discípulo Addai teria sido enviado pelo Salvador a Edessa e evangelizado aquela região.
Agabo ou Habib teria evangelizado as regiões de Antakia.
Zaqueu teria partido para as Gálias e José de Arimatéia atingido Albion, isto é, a Inglaterra.
Também Crescente foi enviado as Gálias pelo apóstolo Paulo.
Timóteo tornou-se líder da Igreja de Efeso e Tito Líder das Igrejas de Creta.
E importante salientar que em diversas localidades encontraram eles congregações Cristãs implantadas por aqueles que haviam sido convertidos durante Pentecostes.
Entrementes fora confiada - por Pedro, Tiago e João, os quais se diziam indignos desta graça - a Tiago, irmão do Senhor, a liderança da Igreja de Jerusalem e o primado honorífico; segundo testifica S Clemente de Alexandria no livro das Hypotyposeis. Eis porque ele lá permaneceu.
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