sexta-feira, 29 de março de 2013
XCVI - Menandro, Cerinto e Nicolau.
Segundo se diz Menandro, samaritano de Carapatéia, tendo ouvido as lições de Simão ou lido seu livro, cultivou as artes da magia e conseguiu estabelecer uma pequena comunidade em Antioquia (Antakia). Justino I Apologia XXVI
Parece que seu seguidores eram batizados em seu próprio nome e que, a exemplo dele, acreditavam adquirir a juventude eterna e a imortalidade. Irineu Ad Haeres I, 25, 5
Coisa difícil de se acreditar caso não estivéssemos informados a respeito duma mulher, que há bem pouco tempo dissipou todos os seus bens por acreditar que certo 'líder espiritual' seria capaz de ressuscitar-lhe a progenitora, morta e enterrada há meses!!!
Daí os sábios ensinarem que duas coisas são infinitas: A paciência do Santo Deus e a ignorância humana; nem pode Deus perder sua paciência e entregar-se a ataques de cólera, nem pode o homem com facilidade emancipar-se desta triste condição.
Cerinto, procedente talvez do Egito, estabeleceu-se na Ásia menor enquanto o apóstolo João ainda vivia.
Policarpo contava a seus discípulos uma história segundo a qual tendo S João entrado nas termas e sido informado de que Cerinto ali se encontrava, saiu as pressas, quase nu, por temer que o edifício viesse abaixo. (Irineu)
Desde então principiou a redigir o quarto Evangelho.
Ele ensinava, dentre outras coisas, que o 'homem Jesus' haveria de ressuscitar no último dia juntamente com todos os seres humanos. Hipolyth 'Philosophumena' VII, 22
Ele também ensinava o surgimento de um Reino milenar antes da ressurreição e do juízo.
Também manteve a observância da lei judaica.
Representando uma espécie de convergência entre o gnosticismo e o ebionismo.
Do pouco que sabemos a respeito deste personagem conjecturamos ter florescido cerca de 75/80 desta Era, pertencendo a segunda geração de heréticos com Tebutis, Menandro e Nicolau.
A respeito de Nicolau, fundador da seita dos Nicolaítas, Irineu declara ser o mesmo diácono abençoado pelos apóstolos.
S Clemente de Alexandria no entanto, refere que Nicolau fora mal compreendido pelos catecúmenos, os quais tomaram seu nome com o intuito de justificar o consumo das carnes imoladas aos deuses, a fornicação e outros pecados. Vict Poet 'Comm in Apocalip' Eles, ensinavam, muito provavelmente, algum tipo de teoria fideista que pondo a fé acima das obras acenava com uma salvação 'no' pecado.
João, o presbítero, no livro do 'Apocalipse' declara que o erro dos nicolaítas deve ser odiado.
Eles devem ter florescido cerca de 70/80.
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