O verbo se fez carne...

O verbo se fez carne...

A mãe do Verbo Encarnado

A mãe do Verbo Encarnado

A consciência histórica do Cristianismo

A consciência histórica do Cristianismo

sexta-feira, 22 de março de 2013

LXXVI - De como a boa nova foi levada a Edessa por Mar Addai





Tendo nosso abençoado Mestre ressuscitado mortos, acalmado tempestades e purificado leprosos espalhou-se sua fama pelas regiões vizinhas a Judéia, e chegou ao Reino de Edessa.

Entrementes Abgar Ukhama ou o negro, soberano daquelas terras encontrava-se tomado por uma doença misteriosa e incurável que muito o fazia padecer. Sua pele estava toda coberta de escamas que caiam por terra dando lugar a um prurido insuportável a ponto de todo seu corpo queimar.

Entrementes alguns judeus do pais receberam cartas de parentes estabelecidos na Galiléia que mencionavam os sucessos de Jesus. Assim o rei repleto de esperança fez-se suplicante e escreveu ao Salvador uma carta na qual implorava por sua graça.

"Abgar Ukhama, o toparca, a Jesus; Bom Salvador que se manifestou aos habitantes de Jerusalem, Salve!

A meus ouvidos chegaram alguns relatos sobre a tua pessoa e as curas que realizas mesmo sem empregar remédio algum; assim segundo se diz os cegos recobram a visão; os coxos tornam a andar, os leprosos são purificados, fazes expelir os espíritos imundos, devolves a saúde aqueles que por muito tempo permaneceram enfermos e ressuscitas os mortos.

Então eu disse de mim para mim; há duas alternativas: Ou és Deus que descendo dos altos céus realizas tais maravilhas ou não passam de boatos...

Assim se são verdadeiras as tuas obras como creio eu suplico que venhas até mim para libertar-me de meus sofrimentos que são demasiado cruéis. E tendo eu ouvido que os judeus tramam contra ti e buscam armar ciladas rogo que passes a minha cidade.

Ela é pequena mas digna e bastará para dois reis."

E como o Senhor dos céus soubesse escrever - pois escreveu na areia do chão os nomes dos que haviam pecado com Madalena - remeteu-lhe esta carta:

"Bendito és tu porque acreditaste mesmo sem jamais ter visto.

Isto se sucedeu para que se cumpram as escrituras: "Os de longe acreditaram e obtiveram a vida, para que os de perto não acreditem e percam a vida."

Quanto ao que solicitas, que eu vá a tua cidade, não me é possível atender. Necessário é que eu assuma minha missão, pela qual vim a este mundo, até consuma-la e beber o cálice que o Pai me reservou.

No entanto após ter subido do Reino dos mortos eu constituirei um emissário para que restitua tua saúde e conduza a ti e a teu povo a vida eterna que eu reservei."

Após a ascensão do Mestre Judas Tadeu, enviou-lhe Addai, o qual hospedou-se na casa de Tobias filho de Tobiel. E logo comunicaram a Abgaro a chegada do emissário que Jesus havia prometido em sua carta.

E tendo ele operado algumas curas; foram logo relatar a Abgaro, que se encheu de esperança. Pois sabia que o tempo da promessa ser cumprida era chegado.

Então enviou um mensageiro a casa de Tobias rogando que Addai fosse ter com ele no palácio.

Assim disse Ananias: Abgaro pede que vas até ele e lhe concedas a cura.

E Addai respondeu: Com poder de cura-lo vou eu até ele.

E pela madrugada foram ao palácio onde Abgaro já os aguardava junto a seus fâmulos e alguns cortesões.

E tendo Abgaro contemplado a Addai, viu uma grande luz brilhar sobre seu rosto.

E como ficasse admirado foi ao encontro dele e atirou-se ao chão.

E assim perguntou-lhe: Foste tu em verdade enviado pelo Deus Jesus, o qual me fizera a promessa de enviar um de seus seguidores para curar-me e conceder-me a vida eterna?

Respondeu-lhe Addai:

"Porque exerces poderosa fé nele eu fui comissionado e enviado a ti. E se permaneces nele, segundo a fé que tens, as esperanças do teu coração serão alcançadas."

"Caso não tivesse receio do Império Romano eu mesmo o teria auxiliado com meus exércitos e varrido o reinos dos judeus da face da terra." replicou Abgaro

"Tendo executado até o fim a vontade do Pai ele retomou a glória que possuía na eternidade." completou o enviado.

"Assim creio eu nele e no Pai do céu." respondeu o toparca.

"Eis que vou por minha mão sobre ti em nome dele." respondeu Addai, e assim fazendo ficou Abgaro livre de todas as dores que torturavam seu corpo.

Assim ficou maravilhado Abgaro porque todas as palavra da promessa haviam sido cumpridas e pos-se a  louvar o Senhor. Então Abdon filho de Abadon, que era atormentado pela gota, lançou-se a seus pés e prendeu-se a eles até que suas dores também foram retiradas; e grande número de fâmulos e cortesões suplicaram e obtiveram alivio para seus males.

Após estas coisas terem sido realizadas; Abgaro disse a Addai:

Sem ervas e remédios, pelo poder do Deus Altíssimo realizas prodígios em nome de Jesus. Fala-nos pois a respeito da vida de Jesus, de sua obra e de seu poder.

Addai replicou: "Amanhã congrega todo teu povo junto a ti, grande e pequeninos; e depois de amanhã faze-os descer contigo a água vivificante para professarem a fé.

Assim eu ei de semear nesta abençoada cidade a palavra da vida; e vos revelarei como o Verbo desceu das alturas celestiais; de como nasceu da Virgem pura, de como anunciou a boa nova, de como executou sinais e prodígios; de como se aniquilou e humilhou até a cruz, de como desceu ao reino dos mortos, de como fez saltar seus ferrolhos, de como ressurgiu ao terceiro dia e de como conduziu os Santos consigo aos lugares celestiais."

Comovido Abgaro fez juntar grande quantidade de ouro e prata para com ela presentear o enviado; Addai no entanto recusou sua oferta e disse: Se rejeitamos o que nos pertencia como haveremos de tomar o alheio? Assim de graça recebemos e de graça damos.




Tal a narrativa a respeito da Cura de Abgaro Ukhama.

Cujos originais Eusébio disse ter encontrado nos arquivos de Edessa.

Quanto a carta escrita por Jesus, os cidadãos colocaram-na num cilindro de ouro recoberto por prata e inseriram num nicho sobre a porta principal da cidade qual fosse um amuleto.

Quando os árabes sitiaram a cidade no século VII ainda estava lá como registraram alguns cronistas seus.

Posteriormente - séculos IV, V e VI - converteu-se Edessa num dos maiores centros de teologia Cristã do mundo antigo. Chegando a rivalizar com Antakia e Skandaria.






Nenhum comentário:

Postar um comentário