08) Um dos ultimos textos elencados por Jerônimo Zanchius a favor do qadar 'Cristão' é I Pe 2,8:
"Pedra é posta de tropeço e rocha de escândalo, para os que nela tropeçam sendo desobedientes; para o que foram destinados."
Donde concluem os calvinistas que foram destinados a desobediência ou que deus os fez desobedientes.
Entretanto "Não poz ou dispoz Deus para que fossem incrédulos, MAS QUE SENDO INCRÉDULOS/DESOBEDIENTES FOSSEM CASTIGADOS." G H Rulle iden
A destinação patenteada aqui é que os incrédulos ou desobedientes seja espiritualmente punidos por sua decisão e não que Deus os tenha feito descrer ou desobedecer.
Foi estabelecido que em Cristo tropeçem e sejam por ele esmagados e reduzidos a pó tantos quantos não queiram nele crer livremente.
Trata pois este verso de um decreto, não para a iniquidade, mas para o castigo dos iniquos, enquanto volutariamente delinquiram e se tornaram réus de culpa.
Algumas traduções entretanto assim vertem este passo: "E sendo incrédulos tropeçam na palavra que estava destinada a eles."
ou ainda "...Tropeçam na palavra que lhes foi enviada."
Dando a entender que a palavra havia sido decretada para eles e que eles se negaram a recebe-la crendo nela.
"Porquanto desobedecem, Deus determina que tropecem. A desobediência não é determinada ou imediatamente causada por Deus e sim a penalidade que tem em vista a desobediência." Bigg in loc
"Quer dizer ordenou os ímpios a punição e não ao pecado." J Cappel
"Obviamente que não podemos admitir que Deus age diretamente nomeando o pecador ao pecado." Bengel
"O fóco aqui é a punição dos ímpios ou seja a justiça pena de Deus pautada na culpa pela desobediência." J F Brown Bible commentary
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário