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sábado, 11 de julho de 2009

Os textos de Zanchius VI













09) A próxima referência de Zanchius se encontra no campo das epistolas paulinas ou no "Corpus paulinum" e ele a extrai de Rom 8,30


"Assim sabemos já que tudo é util aqueles que amam a Deus e que foram convocados por seu decreto.


Porque lhos tendo sabido, lhos convocou já para serem conforme a imagem de seu unigenito o qual assim se faz primogenito dentre muitos irmãos.


POIS AOS QUE CONVOCOU ANTES A ESTES CHAMOU, E AOS QUE CHAMOU JUSTIFICOU E A ESTES TEM JÁ GLORIFICADO."



Diante destes três versos fico-me a pensar onde Calvino, Beza, Zanchius, Toplady, Alford e outros encontram qualquer número que aluda a quantidade e faça restrição.


Ou menção a não eleitos, regeitados e predestinados a condenação...


Alias se há alguma menção a quandidade dos eleitos te-mo-la em "PolloiV adelfoiV" MULTIDÃO DE IRMÃOS e não alguns irmãos ou um grupo minoritário de irmãos.


Insistimos pois que o texto diz respeito apenas e tão somente a eleição universal de todos os homens para a salvação em Jesus Cristo.


Não se alegue a favor das calvinices a alusão do Senhor ao "pequeno rebanho" Lc 12,32


Porque nesta ocasião, quando Jesus dirigiu-se aos que o ouviam, ainda constituiam um rebanho tão pequeno quanto um grãozinho de mostarda, não chegando a cento e vinte em número.


Entretando Jesus disse que a pequenina semente se transformaria na maior das árvores do campo, a sombra de cujos galhos todas as aves viria buscar refúgio e alimento.


De modo que aquele rebanho pequenino há dois dias divinos hoje está prestes a abarcar mais de metade do gênero humano, e ainda se expande cumprindo seu designio.





Quem são aqueles que foram convocados pelo decreto para amar a Deus?


Todos os seres humanos.


Quem foram estes sabidos ou conhecidos em sua colaboração?


A grande maioria ou a totalidade dos seres humanos.


Sabendo que correspoderiam em sua maioria ou totalidade a iniciativa da restauração decidiu restaura-los.


Pois se soubesse que não corresponderiam ou que se perderiam em sua maioria ou totalidade não teria encetado a criação deste mundo.


Pois nem este mundo é necessário (mas contingente) nem é Deus sujeito a qualquer necessidade.


Poderia pois não ter criado um mundo que não deu certo ou que é incapaz de corresponder a sua boa vontade.


Agora se o calvinista ousar falar em decreto positivo para a condenação e insinuar que Deus predestina pessoas para desobedece-lo e depois as faz castigar, lhe respondemos como o rei da Espanha: Porque não te calas?


Como Khaldun escreveu na sua "Muqaddimah": "Nada temos a tratar com essa gente manchando nossas páginas com seus pensamentos sacrílegos."


Se não nos quizerem ouvir os argumentos extraidos do Evangelho e dos padres abandonamos toda discussão, tapamos os ouvidos e suspendemos a questão apelando ao dia do juizo, quando todos serão alertados sobre a verdade pelo próprio Cristo e o Qadar desmentido.





Quem foram os convocados para assumir a forma do Cristo e compor sua irmandade?


A totalidade dos seres humanos e não alguns apenas, embora possa se suceder que alguns não aceitem o convite divino e permaneçam fora da aliança por algum tempo ou como querem alguns para todo sempre (nós porém não adotamos esta teoria).





E aqueles que convocou pelo decreto, chamou pelas profecias e pela voz da Igreja, e justificou, e glorificou enquanto sua intenção é de justifica-los e de glorifica-los em seu Filho.


Assim os que foram chamados a justificação e a glorificação ja se encontram justificados e glorificados da parte do Senhor.


Resta apenas a correspondência de sua parte.


E por presciência ele soube e sabe que a grande maioria corresponderá a sua iniciativa.




Não há pois qualquer menção neste inciso sobre regeição positiva da parte de Deus.


Refere apenas a uma eleição geral com possiveis defectores.









10) Ainda na epistola dedicada aos romanos, Zanchius encontra este texto:



"Assim subsiste ainda um resto para a eleição da graça." 11,5


Que quer dizer o apóstolo por resto?


O contexto nos indica que esta a disputar com os judeus e judaizantes sobre as prerrogativas do povo.


Portanto neste verso resto só pode se referir aquela parcela de hebreus que aderiram ao novo e eterno pacto.


Por resto Paulo designa aqueles hebreus, seus irmãos na carne, que também se tornaram seus irmãos em espírito pela profissão da fé Cristã.


Por segundo a eleição da graça, devemos entender que essa parcela correspondeu ou aceitou a convocação e chamamento para a fé enquanto os demais não quizeram corresponder, resistindo.


No frigir dos ovos nada diz sobre Deus ter predestinado a outra parte ou resto dos judeus a impenitência ou a reprovação.


Não foram pois regeitados, mas regeitaram a oferta que seus confrades aceitaram.


Nosso verso nada sabe sobre atração interna, graça proveniente, dom da fé ou do arrependimento, regeição, não dá pois testemunho positivo e inequivoco sobre a matéria em questão.


Não negamos a eleição, o chamamento ou a convocação mas a regeição, a atração interna e a convocação irresistivel, tudo isto negamos porque tais doutrinas não procedem da boca de Nosso Senhor Jesus Cristo mas dos rabinos e judeus conforme certificaremos no fim desta exposição.




Até aqui as alegações contidas na carta aos Romanos.


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