"Em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade é indício de perdição, mas para vós de salvação, e da parte de Deus.
Porque a vós foi gratuitamente concedido, quanto ao Cristo, não só crer nele mas padecer por ele." Fl 1,28
Segundo os calvinistas a perdição de uns e a salvação eterna de outros é que "é da parte de Deus" como expressão do decreto.
Entretanto se examinamos o contexto com a devida atenção, percebemos que esta passagem pode ser compreendida doutro modo.
Pois o verso anterior (27) refere a uma perseguição recém surgida e exorta o povo a se comportar dignamente.
Em seguida trata da perseguição em si mesma, e é a respeito dela, da persseguição, que devemos compreender a palavra "é da parte de Deus": "É de Deus que a perseguição seja indicio de perdição para os que perseguem e de salvação quanto aos perseguidos." G H Rule, iden
Não é indicio de que estejam ja perdidos ou predestinados, mas indicio de que estejam a perder-se ou a obrar a própria perdição a salvar-se ou a obrar a própria salvação, conforme perseguem ou se portam dignamente durante as perseguições.
A perdição e a salvação em si mesmas não procedem diretamente de Deus por decreto já la ab eterno, mas dependem da atitude do homem com relação a iniciativa divina da eleição.
"Pois vos foi legado graciosamente, por amor de Cristo, não só o crer nele mas também o sofrer por ele."
O texto acima foi literal e perfeitamente traduzido por "legado graciosamente" por amor de Cristo, sem merecimento algum.
Não entrarei aqui na polêmica sobre 'como' a fé é um dom ou uma graça pois nosso entendimento é diversos dos calvinistas e protestantes em geral.
Ademais tal discusão seria de todo inutil no que tange ao objeto deste tratado que é a predestinação ou eleição positiva para o mal mais conhecimento.
E nosso texto silencia completamente sobre ela pois não aclara se o dom ou a graça da fé foi dada apenas a alguns ou oferecida a todos e aceita apenas por alguns.
Depõe sobre a origem da fé, cuja fonte mais remota é Deus nosso Pai, mas não certifica se Deus lha concede a poucos ou se lha oferece a todo homem.
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