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A consciência histórica do Cristianismo

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quarta-feira, 15 de julho de 2009

Os textos de Zanchius XI - Textos maiores F - Fil 1,29

07) O último texto extraido por Zanchius das epistolas paulinas é este:



"Em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade é indício de perdição, mas para vós de salvação, e da parte de Deus.

Porque a vós foi gratuitamente concedido, quanto ao Cristo, não só crer nele mas padecer por ele." Fl 1,28





Segundo os calvinistas a perdição de uns e a salvação eterna de outros é que "é da parte de Deus" como expressão do decreto.



Entretanto se examinamos o contexto com a devida atenção, percebemos que esta passagem pode ser compreendida doutro modo.



Pois o verso anterior (27) refere a uma perseguição recém surgida e exorta o povo a se comportar dignamente.



Em seguida trata da perseguição em si mesma, e é a respeito dela, da persseguição, que devemos compreender a palavra "é da parte de Deus": "É de Deus que a perseguição seja indicio de perdição para os que perseguem e de salvação quanto aos perseguidos." G H Rule, iden



Não é indicio de que estejam ja perdidos ou predestinados, mas indicio de que estejam a perder-se ou a obrar a própria perdição a salvar-se ou a obrar a própria salvação, conforme perseguem ou se portam dignamente durante as perseguições.



A perdição e a salvação em si mesmas não procedem diretamente de Deus por decreto já la ab eterno, mas dependem da atitude do homem com relação a iniciativa divina da eleição.









"Pois vos foi legado graciosamente, por amor de Cristo, não só o crer nele mas também o sofrer por ele."





O texto acima foi literal e perfeitamente traduzido por "legado graciosamente" por amor de Cristo, sem merecimento algum.



Não entrarei aqui na polêmica sobre 'como' a fé é um dom ou uma graça pois nosso entendimento é diversos dos calvinistas e protestantes em geral.

Ademais tal discusão seria de todo inutil no que tange ao objeto deste tratado que é a predestinação ou eleição positiva para o mal mais conhecimento.

E nosso texto silencia completamente sobre ela pois não aclara se o dom ou a graça da fé foi dada apenas a alguns ou oferecida a todos e aceita apenas por alguns.

Depõe sobre a origem da fé, cuja fonte mais remota é Deus nosso Pai, mas não certifica se Deus lha concede a poucos ou se lha oferece a todo homem.


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