
Assim ele sendo o sétimo após o Pai comum, vaticinou nestes termos: "Eis que chega o Senhor envolvido pela multidão dos seus santos." Jd 14
"Eis que chega o Senhor envolvido pela multidão dos seus santos para fazer juizo contra eles e arguir aos ímpios sobre suas obras más que malignamente engendraram e de todas as palavras injuriosas e vãs que teem proferido sobre ele."
Turretini e seus pares revindicam ainda Atos 4,28 sgs:
"Os reis e poderosos da terra congregaram-se contra teu bendito Cristo.
Na verdade se congregaram nesta cidade contra teu Santo servo Jesus, feito Cristo, Herodes e Pilatos e assim se uniram os goins e a casa de Israel.
Para executarem aquilo que tua sabedoria e poder haviam determinado antes dos séculos."
Não procede pois a indignação de Calvino contra aqueles que acusam a ele e a seus filhos de Fatalistas nos mesmos termos que os murjyyas do Islan.
Conforme sustentam neste e em muitos outros passos da escritura santa que o Deus Bendito da glória constrange a liberdade dos seres humanos.
Segundo a mikra dos judeus afirma que Deus fez o faraó do Egito de boneco ou de fantoche fazendo-o ora obedecer e ora desobedecer a sua palavra...
E segundo o Corão dos maometanos que reza: Allah desvia a quem quer e salva a quem quer.
Pois os povos selvagens das areias imaginavam o Santo e Bendito a semelhança de seus xeques.
Conceberam pois ao Pai luminoso como a um grande beduino celestial.
E os calvinistas sustentando que o Senhor do Mundo fez com que Herodes e Pilatos agissem como agiram, que cria cada ação individual, que executa sua vontade constrangendo as vontades inferiores, estão necessariamente no al-qada wa al-qadar e merecem ser classificados como fatalistas.
Pois a referida passagem como a passagem sobre o rei Faraó não se reportam a vida eterna mas ao Olam razeh ou mundo presente.
Nem este texto nem o texto nem o de Esau e Jacob, nem o de faraó afirmam qualquer tipo de presdestinação espiritual ou de salvação, mas apenas e tão somente a fixação das ações humanas por parte de Deus. Seu teor é fatalista e fatalistas são os calvinistas que sobre eles edificaram seu horrendo sistema.
Entretanto a interpretação calvinista sobre esta passagem não é terminante.
Pois grande parte dos expositores afirmam que a determinação aqui diz respeito a sorte do rei Messias neste mundo conforme ele mesmo antes dos tempos decidiu trilhar a senda da dor e do sofrimento ao invés de trilhar a senda da glória e da magestade.
Decidiu o Santo e bendito aniquilar a si mesmo sob a forma de servo sofredor deste toda a eternidade.
Por isso se diz: conforme preestabelecido foi...
Foi preestabelecido tudo quanto diz respeito ao nascimento, condição, morte e ressurreição do Salvador e Mestre e não os agentes.
Desceu pois o Santo e Bendito a este baratro de lágrimas e aflição quando teve conhecimento daqueles homens que livremente haveria de dar cumprimento a seus planos.
De modo que nem as ações de Herodes nem as de Pilatos foram predeterminadas, fixadas e criadas, entretanto elas livremente corresponderam a vontade do Senhor decretando sua morte.
Tendo perfeito conhecimento sobre a personalidade e o comportamento dos homens o Sábio Senhor pode calcular infalivelmente suas reações e através de suas ações provocar reações livres da parte deles nos termos em que desejava.
Colaboraram ou cooperaram pois um e outro livremente com os planos traçados pelo Senhor correspondendo a sua vontade.
Apelam em seguida a Judas 04:
"Homens ímpios tem se infiltrado entre os nossos, os quais desde o principio estão postos para o juizo, pois corrompem a graça do Senhor Jesus Cristo..."
A Bíblia de genebra, com o objetivo de 'facilitar' ainda mais o texto, assim lho apresenta:
"Desde os tempos antigos determinou a condenação deles." Genebra
A maioria das traduções entretanto, afirmam que não se trata de determinação mas de previsão ou precognição: sobre eles esta escrito há muito tempo ou sobre eles foi profetizado, testificado, etc
Querendo dizer com isso que a atividade deles foi anunciada desde os tempos antigos.
Segundo Strong tais traduções são absolutamente fidedignas porquanto progegrammenoi signfica escrito antes ou seja estava escrito, não na eternidade mas nos livros dos profetas, querendo dizer que a aparição deles foi predita.
É evidente que Judas tem mais uma vez em mira a Profecia de Enoch na qual esta escrito:
"Os ímpios haverão de corromper e de falsear a palavra da verdade." En. 102,7
E que esta palavra depõe contra os mesmos calvinistas...
Eles todavia vertem-na daquela forma querendo insinuar que Deus poz (ou predestinou) tais homens na iniquidade antes dos séculos ou seja desde toda a eternidade.
Recebamos a tradução deles para não sermos contenciosos...
Pois ainda que lha recebamos o significado permanece obscuro.
Conforme o texto não declara explicitamente que a destinação é dos homens para a iniquidade.
Somos pois autorizados a afirmar que a predeterminação existe sim, não do homem para a iniquidade mas da iniquidade para o juizo, conforme foi estabelecido pela Suprema vontade antes de todos os tempos que todo ímpio entre em juizo no derradeiro dia em que os elementos deste mundo se derreterem na chama de fogo.
Foi pois determinados que os impios seja postos diante de suas consciências em face ao Senhor mas de modo algum que este ou aquele homem seja ímpio.
Tornam-se livremente impios, conforme aderem ao mal por vontade própria e não por constrangimento. E tornando-se impios por vontade própria resistem a vontade do Senhor que é a santificação de toda carne.
"Objetivamente significa que sendo ímpios foram destinados a punição." Kelly. SB II, 173
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