
Como já assinalamos Zanchius vai muito além de Calvino elencando cerca de trinta e tantos textos supostamente favoraveis a tese da eleição e da reprovação seja negativa ou positiva.
Nós entretanto examinaremos apenas os textos extraidos do Novo e perpétuo Testamento - cerca de vinte - pois não somos judeus nem discípulos de judeus, mas Cristãos discípulos de Cristo, que é o único Deus feito carne.
A maior parte deles é tão fora de propósito que lhos abordaremos apenas de passagem.
Pois ainda que mencionem a eleição não discriminam o número dos eleitos e o modo pelo qual são chamados.
Isto que dizer que não provam nada pois também nós semi-pelagianos e armianos cremos na eleição de todos os homens seja condicional ou geral.
A questão não é a eleição mas a forma das mesma, se é geral/condicional e interna ou restrita/absoluta e externa.
A maior parte dos textos citados por Calvino e seus pares abordam a eleição mas não se referem a forma da mesma...
Alguns desses textos todavia (cerca de quatro) parecem apoiar ou apoiam a tese de Calvino merecendo portanto uma analise minuciosa e axaustiva.
A principio haviamos optados por iniciar a analise dos referidos textos seguindo a ordem dos registros neo testamentarios - Mt a apoc - entretanto acabamos optando por cindir o elenco em duas partes: os textos frageis ( a maioria ) seguindo como já foi dito a ordem do NT e os textos mais fortes ( a minoria ) seguindo a mesmíssima ordem.
A ordem das citações ou roteiro será o mesmo, subdividido porém em duas sessões.
Sessão A - Dos textos frageis
01) Mat 20,16 et aliae> "Muitos serão os chamados e poucos serão os escolhidos."
Assim tive a ocasião de ler em diversas obras compostas por calvinistas.
Algumas versões ousam verter a presente passagem no futuro enquanto vertem a passagem original de Mt 22,14 no presente.
Nós entretanto examinaremos apenas os textos extraidos do Novo e perpétuo Testamento - cerca de vinte - pois não somos judeus nem discípulos de judeus, mas Cristãos discípulos de Cristo, que é o único Deus feito carne.
A maior parte deles é tão fora de propósito que lhos abordaremos apenas de passagem.
Pois ainda que mencionem a eleição não discriminam o número dos eleitos e o modo pelo qual são chamados.
Isto que dizer que não provam nada pois também nós semi-pelagianos e armianos cremos na eleição de todos os homens seja condicional ou geral.
A questão não é a eleição mas a forma das mesma, se é geral/condicional e interna ou restrita/absoluta e externa.
A maior parte dos textos citados por Calvino e seus pares abordam a eleição mas não se referem a forma da mesma...
Alguns desses textos todavia (cerca de quatro) parecem apoiar ou apoiam a tese de Calvino merecendo portanto uma analise minuciosa e axaustiva.
A principio haviamos optados por iniciar a analise dos referidos textos seguindo a ordem dos registros neo testamentarios - Mt a apoc - entretanto acabamos optando por cindir o elenco em duas partes: os textos frageis ( a maioria ) seguindo como já foi dito a ordem do NT e os textos mais fortes ( a minoria ) seguindo a mesmíssima ordem.
A ordem das citações ou roteiro será o mesmo, subdividido porém em duas sessões.
Sessão A - Dos textos frageis
01) Mat 20,16 et aliae> "Muitos serão os chamados e poucos serão os escolhidos."
Assim tive a ocasião de ler em diversas obras compostas por calvinistas.
Algumas versões ousam verter a presente passagem no futuro enquanto vertem a passagem original de Mt 22,14 no presente.
Digo passagem original porque estas palavras são omitidas por todos os manuscritos antigos em Mat 20,16 e citadas com certa variedade nos manuscritos posteriores, donde inferem os exegetas (como R N Champlinn em seus insuperáveis comms.) que foi pura e simplismente tomada de empréstimo de 22,14.
Reportando-nos ao original (22,14) verificamos de imediato que as principais versões vertem o verbo SER no tempo presente: "muitos SÃO chamados... escolhidos."
Citarei de passagem a Vulgata, a KJV, a Jerusalem, Almeida, Figueiredo, Matos Soares, Restauração, TNM, Valera, Nacar Colunga, Diodati, etc Destas todas me lembro com certeza.
Todas expressam literalmente o original grego da passagem cfme. podemos testificar em Scott/Jones, Robinson e especialmente em Pick.
"Polloi gar eisin klhtoi oligoi de eklektoi."
"Muitos são chamados, poucos os eleitos."
Conforme o Verbo EISIN deve ser compreedido no tempo presente.
Do mesmo modo que o Verbo EI no verso vigésimo sexto é por todos recebido no mesmo tempo:
"Mestre bem sabemos que ÉS verídico,"
"Didaskale oidamen oti alhqhV EI kai..."
Pois jamais foi lido: eras ou seras verdadeiro mestre...
Conclusão: quando alguns vertem a presente passagem no passado ou no futuro sua pretenssão é auxiliar o texto para que afirme o que não afirma ou o que eles creem...
Em seu devido lugar Mat 22,14 a referida passagem segue a parabola das bodas, parabola que envolve os ELEITOS HEBREUS, que eram poucos e os FORASTEIROS E MENDIGOS ou seja os pagãos, cujo número era muito superior ao dos hebreus e que seriam convidados para entrar na Igreja de Deus para festejar suas bodas com a carne humana pelo mistério da Encarnação.
MUITOS SÃO CHAMADOS> as criaturas pagãs sobre as quais foi ordenado aos santos nossos predecessores: ide e evangelizai a toda criatura.
Estes que não procedem da carne e sangue de Abraão mas que se tornam seus filhos pela profissão da tawhid (amana At Tawhid).
POUCOS OS ELEITOS> os hebreus procedentes de Abraão segundo a carne e que ainda hoje não passam de vinte milhões de almas viventes.
Conforme estes poucos eleitos arrenegaram ao Verbo perfeito do Pai e lho fizeram suspender numa trave foram desarraigados e substituidos pelos gentios.
Não há portanto nesta passagem sombra de alusão a individuos ou particulares com relação ao passado (eternidade) ou a resposta de poucos aos apelos do Evangelho.
Pois o texto não refere quantos dos chamados haveriam de corresponder ao chamado.
Os poucos eleitos são os hebreus que sempre se apresentaram deste modo, como um povo eleito e privilegiado.
Muitos chamados = os gentios após a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Número de correspondentes ao chamado = (?) O texto não nos revela.
Poucos eleitos = Os antigos hebreus que regeitaram ao Senhor Cristo.
Estes são chamados por designio logo após a apostatia dos judeus correspondendo este chamamento ou convite a um propósito eterno.
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