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quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Contradições em torno do relato da ressurreição... III -

Então já conhecemos a trela positivista: nasce o Sol e todas as sombras, e toda escuridão desaparece... confundem a aurora com o zênite e o 'cristão' leva a fama...

Discordar deles e supor que deram com a vista no sepulcro quando ainda estava escuro que alguns minutos depois, quando lá chegaram, já estava o Sol a nascer é heresia...

E no entanto estamos diante de um fato que ocupa alguns minutos segundos antes do sol nascer e minutos depois...

Nosso adversário no entanto cuida que os antigos valorizavam a precisão exata do tempo tanto quanto nós... Fazer o que???

Quanto ao momento exato da ressurreição porém nada é dito.

Eles satisfaziam-se com o saber que Jesus ressuscitará em algum momento da madrugada de Domingo, isto é antes da alva. Aqui há acordo, pois não há registros de que tenha ressuscitado pela tarde...

Preparem-se agora para o argumento 02... que mais uma vez nos supreende por sua banalidade e pobreza.

Supondo estar diante duma narrativa positivista ou dum depoimento judiciário, declara nosso homem que S Marcos menciona apenas um emissário, enquanto que Lucas e João mencionam dois emissários, os quais encontravam-se dentro do sepulcro de nosso abençoado Mestre quando as santas mulheres lá chegaram e que mandaram-nas informar os apóstolos a respeito do mistério; logo temos diante de nós mais uma contradição...

Teriamos uma contradição de fato caso em alguma parte do registro que lhe é atribuido Marcos tivesse esboçado intenção de absoluta completude... todavia em parte alguma de tais relatos nos deparamos com qualquer advertência a respeito duma precisão ou exatidão numérica nos moldes da cultura ocidental contemporânea...

É até possivel que diante de um único emissário as mulheres tomadas pelo pânico vissem dois...

Como é possivel que houvessem muitos emissários e que elas tivessem notado apenas um...

Pessoas que estavam juntas durante o mesmo evento em situação de choque nem sempre concordam a respeito das minudências numéricas, na medida em que suas mentes concentram a atenção sobre este ou aqueles objetos... sem que isto no entanto comprometa o essencial a respeito dos fatos e invalide o depoimento das mesmas.

Todo bom positivista, por mais que deteste a psicologia, deveria estar informado a respeito disto.

Naturalmente que a ressurreição de Cristo foi um evento inesperado, singular, significativo e impactante para aquelas mulheres a ponto de deixa-las mentalmente atordoadas...

Nós reconhecemos honestamente esta possibilidade mas não percebemos como de fato importe na implausibilidade do evento como um todo.


Agora passemos ao argumento 03 que diz respeito a pedra...

Em que pese nosso adversário admitir que não se trata duma contradição propriamente dita...

Então o que?

Vejamos...

Todos os relatos estão de pleno acordo ao admitir que as mulheres deram já com a pedra do sepulcro rolada e com ele aberto...

Relato algum declara que o sepulcro estava fechado, que elas mesmas abriram-no ou que foi aberto por algum apóstolo...

Então cadê a solidez do argumento???

Também concordam os textos quando explicam que a pedra fora removida por um dos emissários...


Outro argumento falacioso diz respeito a quantas mulheres vizitaram o túmulo.

Pois enquanto S João menciona apenas a Madalena, Mateus faz alusão a Madalena e Maria de Cleofas e Marcos a Madalena, Maria de Cleofas e Salomé.

Naturalmente que nenhum deles jamais pretendeu fornecer uma lista completa das mulheres que vizitaram o túmulo. Dar a lista de Marcos por completa não passa de suposição...

E nada nos impede de cogitar que se tratasse de quatro ou mesmo cinco mulheres.

Eis porque Lucas, bem ao espírito do registro limitasse a registrar: Mulheres, sem declarar quantas eram.

Posto esta que cada evangelista mencionou esta ou aquela personagem por considerações de ordem pessoal ou pastoral.

Como Madalena é expressamente citada nas três narrativas é de se supor que fosse encarada como a personagem mais representativa ou mesmo a lider deste grupo feminino.

Por outro lado João pode ter omitido as demais mulheres pelo simples fato de terem sido mencionadas nos registros que ele já conhecia.

Lamentavelmente nenhum dos quatro insere ao menos um representante do sexo masculino na vizita matutina ao túmulo do Senhor. Isto é mesmo para se lamentar do ponto de vista dos incrédulos, pois então eles estariam na posse dum argumento incontroversso com que atacar a narrativa...

Uma vez que segundo dizem os positivistas tais fatos foram produzidos pela imaginação ou pela criatividade dos hagiografos, porque raios a dita imaginação não foi capaz de imaginar um homem e de introduzi-lo no grupo das santas mulheres???


Há ainda uma outra objeção pertinente a ordem dos anjos reproduzida em Marcos 16 e o mesmo fato consoante os Mt, Lc e Jo.

Consiste esta suposta contradição em que após a ordem ter sido dada as mulheres, Marcos ter registrado:
"E NADA CONTARAM A NINGUÉM, POIS TINHAM MEDO..." palavras que por sinal constituem o final do segundo Evangelho...

Os demais relatos no entanto declaram: "Elas sairam do túmulo e contaram tudo a Pedro e aos apóstolos."

Ora Marcos declara que por temor elas nada contaram enquanto os demais registros declaram que elas contaram ao colégio apostólico, estariamos aqui diante doutra irrefragavel contradição???

Para postular contradição deveriamos estar em posse do final perdido do segundo Evangelho e dar com a informação de que elas nada comunicaram a Pedro e aos apóstolos; tal porém não se sucede porque nenhum de nós conhece o dito final...

Fora isto só a mente dum perfeito palerma poderia conceber que as santas mulheres estavam com medo dos apóstolos ou temendo a reação deles.

No caso elas não poderiam ter deixado de obedecer a ordem dada pelo anjo (Neste caso são seriam santas mulheres mas mulheres rebeldes!!!) e de ir contar tudo tintin por tintin aos apóstolos.

Então porque raios Marcos registrou: Nada contaram a ninguém???

Porque durante o regresso a cidade - e as cidades antigas possuiam pouquíssimas portas - depararam-se com diversas pessoas (Soldados, fariseus, curiosos, gente que saia para o trabalho, parentes seus, etc) as quais por medo nada contaram a respeito do ocorrido até chegarem ao cenáculo, em que pese, muito provavelmente o desejo de partilharem a boa nova; o medo no entanto não só prevalesceu como foi o conselheiro prudente das mesmas.

Outra possibilidade é que, Salomé, Maria de Cleofas e parte do grupo (porque Lucas registra 'E outras mulhares que estavam com elas) tenham ficado com medo e silenciado de modo absoluto, enquanto que Madalena e algumas outras mulheres (outra parte do grupo) tenha ido ao cenáculo e advertido os apóstolos. Então não há qualquer motivo para alarmar-nos a respeito desta fantasiosa contradição...

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