A - A carta de Barnabé
Eis outro documento que por
muito pouco não acabou sendo incluído no Cânon do N Testamento. Afinal
ela não foi apenas citada, diversas vezes, por S Clemente de Alexandria,
nas Stromatas, mas objeto de comentário a parte em suas Hypotyposeis.
Orígenes, já no século seguinte - em sua polêmica contra o falecido
Celso - chama-a de 'Epístola Católica'. Ainda nos séculos IV, V e VI,
foi incluída nos Códex Sinaítico, Alexandrino e Claromontanus. Por este
mesmo tempo Eusébio situa-a entre os escritos disputados. Jerônimo por
fim declara-a apócrifa, embora, paradoxalmente, chegue não apenas a
cita-la como a atribui-la a Barnabé. Entre os latinos permaneceu como
apêndice nos manuscritos do NT, após a epístola de S Tiago até a época
dos Carolíngios. Já no Oriente, segundo temos em Nicéforo de Jerusalém,
permaneceu como objeto de disputa - como os apocalipses de João e Pedro e
o Evangelho dos Hebreus - até o começo do século IX. A partir do ano
1000 já havia sido descartada por todas as comunhões históricas do
Cristianismo, isto a ponto de parte do texto original - a partir do cap
XVIII - ter ficado perdido por um bom tempo.
Curiosamente
este escrito, nem é de Barnabé, mas um tratado teológico anônimo.
Afinal, como explica Quasten, durante algum tempo "Os escritores
cristãos primitivos consideraram o gênero epistolar como sendo o único
válido para comunicar instruções piedosas." in Patrologia I pg 94
A
simples menção da reconstrução do Templo dos judeus por Adriano em 130
desta Era obriga-nos a situar sua composição cerca de 135/140. Temos
além disso uma referência ao Apoc de Baruc, o que impossibilita de todo
qualquer tentativa no sentido de situa-la antes do ano 100. Ora
companheiro algum de Paulo poderia ter chegado ao ano 100 quanto mais ao
ano 140 desta Era. Temos aqui mais uma obra pseudo epigráfica como III
Coríntios, Laodicenses, Judas, etc
Quanto ao local de
composição é algo a respeito de que ainda se discute, embora possamos
atribui-la, com razoável segurança a tradição alexandrina e vincula-la
tanto com a epístola canônica de Apolo aos Hebreus - cujo sentido
desenvolve mais - e mesmo com Fílon. Há além disto marcada influência
dos escritos essênios encontrados no Qumran e da Didaké - assim a sessão
dos dois caminhos - o que fez com que alguns pesquisadores situassem
sua composição na Síria Palestina, onde no entanto jamais fora citada.
Não vou especular a respeito, apenas dizer que aquele tempo as ideias
circulavam com certa rapidez entre Síria e Egito.
Na
esteira da Epístola dos Hebreus e de Fílon temos aqui uma releitura
alegórica do antigo testamento destinada a satisfazer a consciência
Cristã, o quer certamente não deve servir como pretexto para impugnar
uma possível origem judaica por parte do autor. Fílon e Apolo eram, um e
outro, judeus e alegoristas. Como é sabido a ideia de uma circuncisão
superior ou do coração remonta no mínimo ao profeta Jeremias. Não foi
algo inventado por Jesus ou pelos Cristãos, mas algo que brotou da
consciência pŕofética.
Resta-nos declarar que ela consta de vinte e um capítulos e passar a resenha doutrinal.
Divindade
de Cristo - "Se o Senhor aceitou sofrer por nós, embora fosse O SENHOR
DO MUNDO INTEIRO, ao qual disse Deus no ato da criação 'Façamos o homem a
nossa imagem e semelhança' ... os profetas que tinham a GRAÇA DELE,
profetizaram a seu respeito, e ele a fim de destruir a morte e
manifestar a ressurreição teve de SE ENCARNAR E PADECER... Assim
manifestou ele que era filho de Deus, com efeito, caso não se tivesse
encarnado, como poderiam suportar os homens o brilho da sua glória, eles
que não podem encarar os raios deste nosso sol que um dia cessará de
existir, POR SER ELE MESMO OBRA DE SUAS MÃOS?... Por isso disse Deus,
que deles PROCEDE A FERIDA EM SUA CARNE - Quando o pastor for ferido as
ovelhas serão dispersas!" V,5;10 e 12
Profecia
de Jesus sobre a destruição do templo - "Ele tinha revelado que aquela
cidade, o templo e toda casa de Israel seriam derrotados... e sucedeu
conforme ele tinha dito." X,05
Ofício
apostólico - "A eles foi conferida a autoridade para anunciar o
Evangelho, são DOZE para testemunhar as tribos, pois as tribos de Israel
são DOZE." VIII,03
Conhecimento não é interpretação: "Meditai em vosso coração o SENTIDO EXATO da palavra que recebestes." X,11
Unidade ou concórdia - "Não vos isoleis, concentrando-vos em vós mesmos... mas associai-vos e laborai juntos pelo bem comum." IV,10
Liberdade/semi pelagianismo - "Por isso exulto na esperança de salvar-me." I,03
Necessidade
das obras ao menos como fruto após a justificação - "É bom assim
aprender as sentenças do Senhor que estão escritas e com ela conformar o
procedimento , pois aquele que as põem em prática será glorificado no
Reino de Deus, mas o que tomar o outro caminho com suas obras haverá de
perecer." XXI,01
Condenação
do Solifideismo ou da salvação pela fé somente - "Assim tomai cuidado e
não imiteis certas pessoas que acumulam pecados declarando que a
aliança esta garantida para elas..." IV.06 "Cada
qual receberá segundo o que praticou. Caso seja bom, sua justiça o
precederá, caso seja mal, diante dele irá o salário da maldade. Tomemos
cuidado para não ficarmos tranquilos como chamados, adormecidos em
nossos pecados, de modo que a maldade se apodere de nós e nos aparte do
Senhor." IV,12 "Odiemos por completo as obras do mal caminho." IV,10 "Jamais abandones os mandamentos do Senhor." XIX,02 "Odeia totalmente o mal." XIX,11
Penitência - "Trabalha com tuas mãos para resgatar teus pecados." XIX,10
Sacramento do Batismo - "A casa de Israel não recebeu o Batismo que confere a remissão dos pecados." XI,01 "A
água descemos cheios de poluição, e dela subimos para dar frutos, por
ter o coração ocupado pelo Espírito e pela esperança em Jesus." XI,11 "Depois
de nos ter renovado com o perdão dos pecados, fez de nós um novo ser,
de modo a que tenhamos uma alma inocente, como se nos tivesse novamente
criado." VI,11
Filiação divina: "Dele recebestes a semente plantada em vós mesmos." I,02
A
Cruz vivificante - "É a respeito da cruz que ele fala por meio de um
profeta: Quando serão cumpridas estas coisas? Quando um madeiro for
estendido no chão e depois levantado e o sangue gotejar do madeiro. É o
que ele diz sobre a cruz e sobre o que seria pregado nela." XII,01
Adoração
dominical - "Farei do início, do oitavo dia, o começo do outro mundo.
Eis porque comemoramos com solenidade o oitavo dia da semana, aquele no
qual Jesus ressuscitou dos mortos e depois de se ter manifestado subiu
aos céus!" XV,08
Juízo final - "O Filho de Deus que é Senhor julgará os vivos e os mortos." VII,2
Ética - "Não planejes o mal contra o teu próximo." XIX,03
"Ama teu próximo mais do que a ti mesmo." XIX,5
"Compartilha tudo com o teu próximo." XIX,8
"Não existes em dar esmola e jamais a dês murmurando!" XIX,11
"Não sejas avarento." XIX,06
"Não exerças a vingança!" XIX,04
"Julga sempre de modo justo." XIX,12
"Sê manso, sereno e auto controlado, segundo a instrução." XIX,04"Não faças acepção de pessoas." XIX,04
"Não provoques a divisão, mas reconcilia aqueles que conflitaram entre si." XIX,12
"Não mates a criança no seio da mãe ou logo que tiver nascido." XIX,05
"Não sejas dúplice quanto o pensar e o falar." XIX,07
"Não cobices os bens do teu semelhante." XIX,06
"Não fique repetindo o nome sem propósito." XIX,05"Os
que perseguem os bons, odeiam a verdade, amam a mentira, ignoram a
justiça... desprezam o órfão, o estrangeiro e a viúva... apartam-se da
mansidão, afastam-se da paciência... não tem compaixão do pobre, recusam
ajuda ao oprimido. difamam e caluniam... mostram-se insensíveis face a
dor alheia, defendem os ricos... são todos pecadores consumados!" XX,02
Até aqui a carta de Barnabé, ano 140.
B - Segunda epístola de S Clemente
A respeito desta obra, chamada indevidamente, segunda carta de Clemente, Eusébio é categórico: Jamais foi conhecida ou empregada pelos antigos, assim Jerônimo de Stridon em V Illustribus XV. Sugeriram alguns que fosse a carta do Papa Sotero de Roma aos coríntios mencionada por Dionísio (Harnack).
Com efeito não é ela uma carta, mas uma homília, a mais antiga homilia Cristã que possuímos. O próprio texto refere a precedente leitura de textos sagrados que agora haviam de ser explicados e XVII,03 evidencia-o muito claramente.
É o autor anonimo mas se supõem, devido a alusão a jogos e competições, que tenha sido anunciada por ocasião dos jogos istmicos. O que nos leva a concluir por Corinto como seu lugar de origem. Muito provavelmente foi este sermão arquivado junto com a carta de S Clemente e juntamente com ela transcrito, dando origem a confusão.
Mas quando teria sido elaborado?
Os grandes jogos istmicos nos situariam entre 130 e 140, o que por sinal está de acordo com o emprego de diversos Evangelhos apócrifos como o dos Egípcios e o de Tomé, posto que reflete uma situação anterior a controvérsia canônica suscitada por Marcion a partir de 150. O que nos levaria a Sóstenes, quarto Bispo de Corinto e provavelmente ouvinte dos ouvintes dos Apóstolos ou mesmo dos próprios discípulos do Senhor. O que confere a este Sermão imensa autoridade. Posto que os presbíteros e diáconos sempre pregaram em nome de seu Bispo. Enfim o que temos é um testemunho bastante claro a respeito da crença de uma Igreja legitimamente apostólica oito décadas após sua fundação. É um Isnad excelente.
Passemos assim a resenha doutrinal deste importante documento -
A divindade de Cristo - "Irmãos, devemos pensar Jesus Cristo como Deus e juiz dos vivos e dos mortos." Cap I
Encarnação - "Se Cristo, o Senhor que nos salvou, sendo primeiro Espírito se fez carne..." Cap IX
Igreja espiritual ou corpo místico - "Somente se fizermos a vontade de Deus nosso Pai pertenceremos a primeira Igreja, que é espiritual e existe antes do Sol e da Lua." Cap XIV
Obras - "Quando o confessamos? Quando fazemos o que ele diz, não desobedecemos seus mandamentos, e não o honramos apenas com os lábios, mas com o coração e o entendimento." Cap III "Devemos confesa-lo com nossas obras, amando-nos mutuamente." Id, id
Esmola - "O Jejum é superior a prece, mas a esmola superior a ambos!" Cap XVI
Impecabilidade - "Como entraremos no Reino caso não mantivermos nosso Batismo puro e sem mancha?" Cap VI "Mantenhais a carne pura e o selo (Batismo) sem mácula e recebereis a vida eterna." Cap VIII
Cooperar com a graça - "Combatamos assim irmãos meus com coragem!" Cap VIII
Penitência - "Enquanto estamos neste mundo, arrependamo-nos de todo coração das coisas mas que na carne fizemos, assim poderemos ser salvos pelo Senhor que no concede a oportunidade para o arrependimento." Cap VIII
Imortalidade - "Esperam-nos tempos de bem aventurança, irá para os céus encontrar os seus e depois será feliz por toda eternidade." Cap XIX
Juízo e ressurreição da carne - "Ninguém vos diga que a carne não será julgada ou que novamente não se levantará... do mesmo modo como na carne chamados fostes na carne sereis julgados." Cap IX
Até aqui a segunda clementina.
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