O verbo se fez carne...

O verbo se fez carne...

A mãe do Verbo Encarnado

A mãe do Verbo Encarnado

A consciência histórica do Cristianismo

A consciência histórica do Cristianismo

terça-feira, 21 de abril de 2009

Reconheço um só batismo...


Reconheço um só batismo...



A princípio tal batismo era denominado 'Batismo em nome de Jesus' não porque o nome de Jesus fosse empregado nele, como afirmam os heréticos, mas porque tal Batismo havia sido instituido por Jesus, isto é por sua autoridade, pela autoridade de sua pessoa...



Ser batizado em nome de Jesus, é ser batizado como Jesus determinou e com a fórmula que ele pescreve, em oposição ao batismo feito em nome de João Batista ou que quaisquer outros hebreus que não comportavam alusão a Trindade Bendita.



Um é o Batismo conforme esta escrito: "Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."



"Se não foi batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, não pode RECEBER A REMISSÃO DOS PECADOS E PARTICIPAR DOS TESOUROS ESPIRITUAIS MERECIDOS POR CRISTO JESUS." S Ambrósio de Milão. in Livro dos mistérios IV



"O diacono descerá com ele e ao chegar a fonte o presbitero então colocará as mãos sobre ele e indagará: Crês tu em Deus, o Pai Supremo? Ao que ele lhe responderá: Creio, então com a mão o submergirá pela primeira vez. Dirá então a seguir: Crês em Jesus Cristo, Filho de Deus, nascido do Espírito e da Virgem... quando responder : Creio, será submerso pela segunda vez e dirá por fim: Crês no Espírito Santo...? e ao ouvir a resposta: Creio, será submerso pela terceira vez." S Hipólito de Roma. apostoliké paradosis.



Está é a lei perpétua das três imersões testificada pelo apóstolo Barnabé na epistola que leva seu nome e por Tertuliano na exposição do Batismo.



Oficialmente a igreja só batiza por imersão, ja porque a palavra 'Baptizo' significa imersão já porque o Apóstolo compara a imersão do batismo a um sepultamento do homem velho com Cristo tendo em vista o nascimento do homem novo feito a sua imagem e a ressurreição final.



Reconhece a Igreja de Deus que em casos extremos e condições excepcionais algumas pessoas foram batizadas pela infusão e até mesmo pela aspersão:


"En lo que se refiere al bautismo, tenéis que bautizar así: Habiendo dicho todas estas cosas, bautizad en el nombre del Padre y del Hijo y el Espíritu Santo, en agua viva. Si no tienes agua viva, bautiza con otra agua. Si no puedes con agua fría, hazlo con caliente. Si no tienes ni una ni otra, derrama agua sobre la cabeza tres veces, en el nombre del Padre y del Hijo y del Espíritu Santo. Antes del Bautismo, ayunen el bautizante y el bautizando y algunos otros que puedan. Pero al bautizando le ordenarás que ayune uno o dos lías antes (cap. 7)." Didaké (ano 70)





Entretanto não lhas adota em seu ritual.



Aquele que foi validamente batizado não pode em hipótese alguma ser rebatizado pois o batismo verdadeiro é único e irreiterável.


Cerimônia ortodoxa de Batismo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário