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A consciência histórica do Cristianismo

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segunda-feira, 20 de abril de 2009

Os apóstolos como dispensadores da graça...

Os apóstolos batizavam: "Se bem que não era Jesus quem batizava, mas os seus discípulos." Jo 4,2


Crismavam: "Então os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo." At 8,17


Perdoavam pecados: "Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos." Jo 20,22


Exerceram este poder pela imposição das mãos sobre os penitentes: "A doutrina dos vários batismos, da imposição das mãos, da ressurreição dos mortos e do julgamento eterno." Heb 6,2


Investiam seus sucessores como vimos acima.


Presidiam a eucaristia: "No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o pão, Paulo, que havia de viajar no dia seguinte, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite." At 20,7


Legislavam sobre ela. I Cor 11,17


Ungiam os enfermos e moribundos: "Expeliam numerosos demônios, ungiam com óleo a muitos enfermos e os curavam." Mc 6,13


Também a Timoteo enquanto sucessor de Paulo e Bispo foi concedido o poder de absolver os pecados dos penitentes por meio da imposição de mãos: "A ninguém imponhas as mãos inconsideradamente, para que não venhas a tornar-te cúmplice dos pecados alheios." I Cor 5,22


Como poderia tornar-se cumplice dos pecados alheios senão por conceder uma absolvição demasiado rápida e fácil?


E também os Bispos referidos por S Tiago receberam o poder de ungir aos enfermos conforme esta escrito: "Está alguém enfermo? Chame os anciãos da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor o restabelecerá. Se ele cometeu pecados, ser-lhe-ão perdoados." Tg 5,14


Portanto os apóstolos receberam do Salvador o poder de comunicar a graça por meio de ordenanças e ofícios e transmitiram tal poder a seus colaboradores e sucessores os Bispos ortodoxos que rejem a Santa Igreja de Deus: Católica, Apostólica e Ortodoxa.

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