O verbo se fez carne...

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A mãe do Verbo Encarnado

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A consciência histórica do Cristianismo

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domingo, 19 de abril de 2009

A Tradição da Igreja




Tertuliano: "O Filho é da mesma natureza" De pudic XXI

Novaciano: "Existe entre Pai e Filho comunhão de natureza." De Trin

Origenes: "Mesma essência e subsistência."

Caio o Presbitero: “Justino e Miltiades, Tácião e Clemente, e muitos outros — quem é ignorante aos livros de Irineu e Melito, e dos demais, os quais declaram que Cristo era Deus e homem? Todos os salmos, também, hinos da irmandade, que foram escritos bem no começo pelos fiéis, celebram Cristo, a Palavra de Deus, atribuindo divindade a Ele... [Esta] doutrina da Igreja, então, tem sido pregada há muitos anos atrás...” Kefalia XII

A principio o grande Eusébio apoiou o arianismo nascente. Chegou a negar a unidade de natureza claramente afirmada por seu Mestre Origenes e a afirmar que o Filho foi criado no tempo, posteriormente todavia, assentiu ao Concilio geral de Nicéia e retratou-se nestes termos:

“O Filho de Deus não porta nenhuma semelhança ás criaturas originadas, mas... é igual ao Pai em cada coisa, o qual o gerou-o e que ele não é de nenhuma outra matéria ou substância que não seja da do Pai.” 21 E (325 d.C.), “Nós cremos em... um Senhor, Jesus Cristo, a palavra de Deus, Deus de Deus...”

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