O verbo se fez carne...

O verbo se fez carne...

A mãe do Verbo Encarnado

A mãe do Verbo Encarnado

A consciência histórica do Cristianismo

A consciência histórica do Cristianismo

sábado, 18 de abril de 2009

Gerado e não criado

Jesus Before Earth | Jesus Pre Earthly Existence | Pre Incarnation:


"NO DIA DO TEU NASCIMENTO POSSUIS JÁ O ESPLENDOR NA SANTIDADE, POIS COMO O ORVALHO ANTES DA AURORA EU TE GEREI... DISSE O SENHOS AO MEU SENHOR." Sl 109, 1-3


"EIS O QUE RECEBEMOS POR TRADIÇÃO: QUE O ETERNO É A ORIGEM DO VERBO. POIS O SENHOR DO UNIVERSO, QUE POR SI MESMO É O AMPARO DE TODAS AS COISAS, ENQUANTO AS COISAS NÃO HAVIAM SIDO CRIADAS ESTAVA SÓ. MAS COM ELE ESTAVA UM PODER INVISIVEL QUE EFETUAVA ESSA SUSTENTAÇÃO, E ESSE PODER SE CHAMA VERBO. POR VONTADE SUA SAI O VERBO E O VERBO NÃO CAI NO VAZIO POIS É A OBRA PRIMOGÊNITA DO PAI.ELE É O PRINCIPIO DO MUNDO E EXISTE NÃO POR DIVISÃO MAS POR PARTICIPAÇÃO. POIS AQUILO QUE SE DIVIDE, SE SEPARA DO PRINCÍPIO, MAS A FRUIÇÃO NÃO DEIXA FALTAR AQUILO QUE RECEBE PARA SÍ. TAL E QUAL UMA TOCHA QUE ACENDE MUITOS FOGOS E SUA LUZ NÃO DIMINUI, ASSIM ESSE VERBO QUE SAI DO PAI NÃO DEIXA SEM PODER AQUELE QUE O EXPELIU." Taciano o Sírio, Ad Graecos, V (cerca de 170 d C)


“Deus possuía o Verbo em Si mesmo, e o Verbo era imperceptível para o mundo criado; mas fazendo ouvir Sua voz, Deus tornou-Se perceptível. Gerando-O como Luz da Luz, enviou como Senhor da criação Aquele que é Sua própria inteligência. E este Verbo, que no principio era visível apenas para Deus e invisível para o mundo, tornou-Se visível para que o mundo, vendo-O manifestar-Se, pudesse ser salvo. O Verbo é verdadeiramente a inteligência de Deus que, ao entrar no mundo, Se manifestou como o Servo de Deus. Tudo foi feito por Ele, mas Ele procede unicamente do Pai (...). O Verbo, portanto, Se tornou visível, como diz São João (...) o Verbo por quem tinham sido criadas todas as coisas." Bemaventurado Hipólito, in 'Tratado contra a heresia de Noeto' - Cap. IX-12 : PG 10,815-919.


Irineu em seu livro contra os hereges - IV, 20, 1 - aplica a geração do Verbo este texto do profeta: Quem poderá explicar a sua geração?

"Perpétuo é o colóquio do Pai com seu Verbo bem amado." Afirmou S Teófilo de Antioquia no Livro a Autólico. II, 15 sgs



"Quando o Senhor quiz, produziu um Filho Verbo." Novaciano de Roma, De Trinitate. "Que é uma segunda pessoa além do Pai." Id.


"Não Pode haver Pai sem Filho, pois que é Pai é Pai do Filho." afirma o santíssimo Clemente de Alexandria.



"À Igreja de Alexandria, pela graça de Deus, Santo e Poderoso; e a todos nossos muito queridos irmãos, o Clero Ortodoxo e o Laicato do Egito, Pentápolis e Líbia, e a cada nação sob o céu, o grande e santo Sínodo de Bispos reunidos em Nicéia, deseja a salvação no Senhor.


Pois que, como o grande e santo Sínodo que se reuniu em Nicéia, pela graça de Cristo, e com ajuda de nosso muito religioso soberano Constantino, que nos trouxe de nossas várias Províncias e cidades, tratou de assuntos que concernem à fé de Cristo, pareceu-nos necessário que certas coisas fossem por nós comunicadas a vós, por escrito, de maneira que pudésseis tomar conhecimento do que foi debatido e investigado, e, também, do que foi decretado e confirmado.



Antes de tudo, na presença de nosso tão religioso soberano Constantino, foi feita uma investigação de matérias relativas à impiedade e à transgressão de Ário e seus adeptos; e foi unanimemente decretado que ele e seu ímpio modo de pensar deveriam ser anatemizados, juntamente com as palavras blasfematórias e as especulações às quais se entregou, ultrajando o Filho de Deus, afirmando que Ele pertence às criaturas que não existiam, que antes de ter sido gerado, não existia, que houve um tempo em que não existia, e que o Filho de Deus é por sua livre vontade capaz de pecado e virtude, afirmando também que Ele é uma criatura."
Carta dos Bispos congregados em Nicéia a Cristandade do Egito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário