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A consciência histórica do Cristianismo

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terça-feira, 21 de abril de 2009

Dimas, como se salvou?






Em sua cegueira os heréticos costumam apelar ao exemplo de Dimas, o bom ladão, o qual salvou-se sem receber o batismo.


Ignoram esses desviados que Dimas estando pregado a uma cruz e prestes a morrer, ESTAVA IMPOSSIBILITADO DE RECEBER O BATISMO, entretanto Cristo conhecia muito bem a disposição de sua alma que era se submeter reverentemente a tudo quanto lhe fosse exigido ou solicitado de sua parte inclusive ao batismo.



Exercendo fé verdadeira em Cristo, Dimas exerceu fé em todas as instituições baixadas por Cristo, as quais, caso não tivesse de perecer, teria se submetido de bom grado.



Jamais passou por sua mente determinar o que era ou o que não era necessário a salvação como fazem os heréticos, jamais pensou em disputar ou em discutir com o Mestre ou em regeitar qualquer uma de suas ordenanças.



Não recebeu o batismo ritual porque entre ele e a ordenança havia um obstáculo intransponivel: sua situação de crucificado a espera da morte, entretanto não recebeu apenas o batismo, mas todas as ordenanças e sacramentos baixados por Cristo em seu coração.



Não se submeteu ao batismo segundo a carne, mas soube acolher o batismo em sua grande alma.



Os hereges entretanto inda que se submetam a um banho, não acolhem a dignidade do sacramento em seus corações.



Pois afirmam que já estão salvos pela fé ou predestinados antes de descer as fontes e assim tornam o batismo vão e fazem dele uma desperdício de água...



Nós porém afirmamos a necessidade, de todo aquele que pode (porquanto as circunstâncias externas lhe permitem), submeter-se docilmente ao batismo sob pena de não entrar em comunhão espiritual com Nosso Senhor Jesus Cristo.



Pois ele jamais será redentor daqueles ímpios que se recusam a obedece-lo.



Cristo é Salvador e santificador de tantos quantos lhe obedecem e reconhecem suas instituições.



Aqueles que se submentem apenas de boca ou com reservas pertencem certamente ao grupo daqueles que clamam inutilmente, dizendo: Senhor, Senhor...


Assim se manifesta a malícia dos ímpios: que querem saber como Dimas se salvou e não o que devem fazer eles para se salvarem...


Pois Dimas e Dimas e eles não são Dimas...


Entretanto Dimas jamais afirmou que o batismo não era necessário ou que não desejava recebe-lo... apenas estava impossibilitado de faze-lo.


Uma era a condição de Dimas, cuja salvação reconhecemos, outra a condição dos protestantes, por cuja salvação eterna labutamos...

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