O verbo se fez carne...

O verbo se fez carne...

A mãe do Verbo Encarnado

A mãe do Verbo Encarnado

A consciência histórica do Cristianismo

A consciência histórica do Cristianismo

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Os ensinamentos de N S Jesus Cristo e de S Paulo.


Da autoridade dos apóstolos: "Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou." Lc 10,16


Portanto aquele que pretende aproximar-se de Cristo sem passar pela mediação dos apóstolos mostra-se completamente alheio a vontade de Jesus.



A vontade dele é que nos aproximemos de sí através daquele que ele mesmo escolheu para serem seus colaboradores e obreiros: os apóstolos e aqueles que lhes sucederam no Santo minstério.


O que Paulo diz sobre sua autoridade?



Jesus lhes concedeu o poder do Espírito Santo: "Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo." Jo 20,22


Mesmo no Reino eterno a glória dos doze será especialmente ampla: "A muralha da cidade tinha doze fundamentos com os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro." Apoc 21,14



Os apóstolos tinham o poder de denunciar os corruptores da fé: "Em nome do Senhor Jesus -, reunidos vós e o meu espírito, com o poder de nosso Senhor Jesus. seja esse homem entregue a Satanás, para mortificação do seu corpo, a fim de que a sua alma seja salva no dia do Senhor Jesus." I Cor 5,4



"Tirai o perverso do vosso meio." I Cor 5,6


"Na minha carta vos escrevi que não tivésseis familiaridade com os impudicos." Id 9


"É o caso de Himeneu e Alexandre, que entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar." I Tm 1,20


"Que preferis? Que eu vá visitar-vos com a vara, ou com caridade e espírito de mansidão?" I Cor 4,21



"Escrevi uma palavra à Igreja. Mas Diótrefes, homem ambicioso do poder, não nos quer receber. Por isso, quando eu for aí, hei de recordar as obras que ele pratica, espalhando contra nós coisas más. Não contente com isto, ele não só recusa receber os irmãos, como até proíbe de recebê-los aos que o quereriam fazer, e os exclui da comunidade." III Jo 9


Quem se arroga de ter recebido poder e autoridade que não procede deles é ladrão e salteador: "Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador." Jo 10,1



Quer dizer aqueles que não sucederam aos apóstolos e que não foram ordenados por eles, afirma Cirilo de Alexandria.



"Peço-vos que, quando eu estiver presente, não me veja obrigado a usar de minha autoridade de que pretendo realmente usar com certas pessoas que imaginam que nós procedemos com intenções humanas." II Cor 10,2



"Estamos prontos também para castigar todos os desobedientes, assim que for perfeita a vossa obediência." II Cor 10,6



"Ainda que eu me orgulhasse um pouco em demasia da autoridade que o Senhor nos deu, para vossa edificação e não para vossa ruína, não teria de que envergonhar-me. Não quero, porém, dar a impressão de querer aterrar-vos com minhas cartas. Suas cartas, dizem, são imperativas e fortes, mas, quando está presente, a sua pessoa é fraca e a palavra desprezível. Quem assim pensa, fique sabendo que quais somos por escrito nas cartas, quando estamos ausentes, tais seremos também de fato, quando estivermos presentes." II Cor 10,8 sgs




"Na qualidade de apóstolos de Cristo, poderíamos apresentar-nos como pessoas de autoridade. Todavia, nos fizemos discretos no meio de vós. Como a mãe a acariciar os seus filhinhos." I Ts 2,7



Os apóstolos estavam acima de todos os outros oficiais da Igreja: "Na Igreja, Deus constituiu primeiramente os apóstolos, em segundo lugar os profetas, em terceiro lugar os doutores, depois os que têm o dom dos milagres, o dom de curar, de socorrer, de governar, de falar diversas línguas." I Cor 12,28



Por isso que os oficios herdados a sinagoga ou provisórios foram abolidos enquanto o episcopado permanece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário