O verbo se fez carne...

O verbo se fez carne...

A mãe do Verbo Encarnado

A mãe do Verbo Encarnado

A consciência histórica do Cristianismo

A consciência histórica do Cristianismo

terça-feira, 21 de abril de 2009

Um testemunho irrecusável...


"Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus." Jo 3,5
"Não se trata aqui do sacramento do batismo, a água e o espirito significam a fé, o batismo não é necessário a salvação." escreveu o falso profeta João Calvino sobre esta passagem.
Resposta:
"Como tu não podes apagar o sentido deste texto com tinta, queres apaga-lo com tua lingua." Tertuliano ad Marcion
"Aqueles que estão persuadidos e creem que as coisas que ensinamos são verdadeiras, e prometem viver em conformidade com elas, são instruídos a rezar e suplicar a Deus com jejum para a remissão de seus pecados passados, enquanto oramos e rápido com eles.
Então eles são trazidos por nós onde há água, e são revivecidos pelo renascimento da mesma forma pela qual nós mesmos revivecemos, porque são, em seguida, lavadas em água em nome de Deus o Pai e Mestre de todos, e da nossa Salvador Jesus Cristo, e do Espírito Santo.
Pois Cristo disse, "Quem não nascer de novo não pode entrar no reino dos céus".
Agora é claro para todos que aqueles que uma vez, passam a existir não pode entrar no útero de quem foram uma vez expelidos.
Mas como já citado anteriormente, foi dito pelo profeta Isaías como aqueles que pecaram e se arrependem deve escapar de seus pecados, disse: "Lave-se, ser limpo, tire as manchas de sua alma, aprender a fazer o bem, o julgamento para o órfão e defender a causa da viúva, e vir e vamos juntos motivo, diz o Senhor. E embora vossos pecados ser como escarlate, vou fazê-los como brancos como lã, e embora eles sejam como carmesim, vou fazê-los em branco como neve." S Justino, o mártir, in I apologia 61.
"Se por herança do homem carnal basce da mãe carnal, por herança do Deus sempiterno nasce da mãe espiritual, a igreja... assim Deus, por meio da igreja gera, não a filhos que lhe sucederão, mas a filhos que reinarão com ele." afirma o hiponense.
Zózimo de Roma corroborou a proclamação do Sínodo de Mileve, segundo a qual o referido texto - Jo 3,5 - refere-se ao sacramento do Batismo.
Tal a opinião de Cirilo de Alexandria sobre esta passagem e de S Ambrósio de Milão, no "Livro dos Mistérios." IV, 10.
A água - feminino - representa a mãe e o Espírito - masculino - ao Pai luminoso, acrescentam: S Teodoro de Mopsuestes (in Loc), S João Crisóstomo, Amonio e Eutímio de Zigavene.
Sendo o homem composto de carne e espirito convinha que em sua regerenação tivessem lugar os dois elementos: a água (material) e o Espírito (imaterial), sentenciam S Cirilo de Jerusalem, Gregório Nazianzeno, o Nisseno, S Elias de Creta e S Teophilcte de Sicomatai.
Ademais é liquida a matéria de nossa geração (Jerônimo de Stridon) e a água lava todas as coisas (Remigio de lyon).
E temos já dezessete doutores dos primeiros séculos contra o monstro de Genebra e seus apaniguados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário