O verbo se fez carne...

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A mãe do Verbo Encarnado

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A consciência histórica do Cristianismo

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domingo, 19 de abril de 2009

Creio no Espírito Santo, Puro e Perfeito.


Os macedonianos forma os primeiros heréticos que negaram a divindade do Espírito Santo.


Admitiam porém sua personalidade e, geralmente, diziam ser ele um anjo, o primeiro anjo produzido pelo Verbo e uma espécie de mediador entre o Verbo e as demais criaturas.



Os heréticos do tempo presente deram um passo a frente e regeitaram a personalidade do Espírito Santo.


De anjo ou espírito criado foi ele rebaixado a condição de energia, bastante similar a energia elétrica.


Tomam-no os sectários por poder ou força operativa de Deus.


Portanto antes de vindicar sua divindade, cumpre estabelecer sua personalidade.


Eis alguns atributos pessoais do Espírito Santo:



Inteligência (ICo 2.10-11; Rm 8.27);


Vontade (1 Co 12.11);


Intenção (Ef 4.30; Is 63.10);


iniciativa (At 13.2; At 20.28);


comunicação (Ap 2.7; Gl 4.6);


Pode-se mentir a ele (At 5.3);


Ele é plenisciente (ICo 2.10-11);


Ele é plenipotente (Lc 1.35);


Entretanto a energia que move meu liquificador não é nem inteligente, nem volitiva, nem consciente, nem comunicativa, nem plenisciente...

Porque é cega e impessoal...


O Espírito Santo todavia é lúcido e pessoal.


Vejamos como as serpentes unitárias destilam seu veneno:

1 -"Por isto faz sentido de compreender o “espirito santo” no Novo Testamento como foi compreendido no Antigo Testamento, um Deus por-si ou a sua presença e poder."


Como quaisquer hereges não podem os unitários fincar seus pés no terreno do Novo Testamento, devem necessariamente judaizar e fazer apelações aos escritos dos hebreus.


Assim fica fácil enganar aos trouxas com pencas de citações hebraicas extraidas de guemara, da mixná, da mequilta, etc


A isso lhes respondemos enfaticamente: NÃO, não compreendemos o termo Espírito Santo com relação ao Novo Testamento do mesmo modo como lho compreendiam os judeus na velha dispensação...

Pois os hebreus nada sabiam sobre a Santa Trindade revelada por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Por isso Jesus toma as expressões e vocabulos hebraicos e lhes confere um novo novo significado, um siginificado propriamente Cristão, um significado especifico...
É tal siginificado que pretendemos estabelecer conforme a sinaxe da lingua grega na qual o Novo e eterno Testamento foi codificado.
Nós só discutimos gramaticalmente no terreno do Novo Testamento e em sua lingua original: o grego.
Não fazemos petições ao Velho Testamento e menos ainda a traduções humanas...
2 - "A palavra “espirito” em grega, pneuma, é neutro, como são todos pronomes referendo-se ao espirito, fazendo-lhes necessariamente impessoal.
Os traductores do Novo Testamento sabiam isto..."
Também deviam saber que o Espírito de Jesus, separado de seu corpo após a morte na Cruz, é designado pelo mesmo termo:
"o de ihsouV palin kraxaV fwnh megalh afhken to pneuma"
Então Jesus exarou grito grande e deixou seu espírito Mt 27,50
E aí, onde fica a neutralidade?
Acaso o espírito humano da natureza humana de Cristo também era um poder, uma força ou uma energia cega?
3 - "Todas estas declarações da doação do espirito santo estas sempre a continuar o trabalho que Jesus começou, e autorizando os seus seguidores a fazer maiores obras.
Este espirito não é independente, pessoa existente, mas é “o pensamento de Cristo.”
Se é assim porque Jesus precisava ascender aos céus e ir ter com o Pai Luminoso para enviar seu próprio pensamento?
Acaso os apóstolos estavam impossibilitados de pensar em Cristo enquanto Cristo estava com eles?
Veja só que cipoal: Jesus para enviar seu pensamento precisa estar longe e com Jesus perto os apóstolos não conseguem pensar nele...



4 - "Se o “espirito da verdade” no João 14:17 é uma pessoa, então “espirito do erro” no I João 4:6 deve também ser uma pessoa, desde que os dois são constratados directamente."
Exatamente...
Pois os hebreus opunham ao espírito da verdade o espírito do erro, o espirito bom ao espírito mau, o espírito de Deus ao Espírito das trevas ou Satanaz.
E como não encaravam o primeiro deles como neutro e impessoal podemos aquilatar como encaravam o segundo...
5 - "Se o espirito de Deus é único e pessoa separado, e tendo “espirito” é o pre-requisito de ter o único e a personalidade separada, então a pessoa chamada “o Espirito de Deus” deve ter o seu proprio “espirito” individual por-si e diferente do Pai e Filho. Nós então seriamos forçados de ter uma crença absurda no “espirito de Espirito.” Se “o Espirito Santo” não tem o seu proprio, então Ele não podia ser dito para ter “a personalidade” separada."
Por Espírito Santo compreendemos: Pessoa ou consciência santificadora, cuja ativivade é santificar a Igreja e conduzir a humanidade a suma perfeição.
Admitimos sem maiores problemas que das três consciências a mais misteriosa é justamente a do Espírito Santo, pois se as duas primeiras pessoas da Santa Trindade: o Pai e o Filho são designados pelas ações intratrinitárias ou intradivinas da geração e da filiação, o Espírito é designado apenas por sua ação extra trinitária ou extra divina que é a santificação da Igreja.
Por isso tendo certo conhecimento das ações extra pessoais existentes entre o Pai e o Filho ou seja entre o ingênito e o gerado, nada sabemos de concreto sobre as relações existentes entre ambas e o Espírito.
Basta-nos porém saber que é uma pessoa e que essa pessoa frui da natureza divina para adora-lo com o Pai e o Filho.



6 - "Muitas palavras associadas com o espirito de Deus é atribuido de liquido, no qual a definição não pode referir à uma pessoa. Esta linguagem de liquido é consistente com o espirito humano a sua presença e poder."
Será que voces unitarios como bons judaizantes ainda não leram este trecho do livro de Jó: "Meus irmãos são traiçoeiros como a torrente, como as águas das torrentes que somem."
Então porque não comparados a águas os irmãos de Jó não eram pessoas?
Grande!
Vai ver que o salmista também não era uma pessoa, pois diz: "Derramo-me como água." SL 21,5
Outro dirige-se ao Pai nestes termos: Venho a tí como terra seca e sedenta, e sem água... Se ele compara a si mesmo com a terra, a que compara Deus?
Por isso diz Jesus: Quem tem sede venha a mim e beba, pois o que beber de mim de seu interior brotarão mananciais de água vivificadora. Jo 7,37
Vai ver que Jesus também não era uma pessoa...


7 - "Não pode o espírito ser Deus porque dele se diz que preenche as coisas inclusive os seres humanos..."
Entretando as escrituras afirmam e voces protestantes admitem que pessoas podem ficar cheias de diabos ou demonios... ou vão dizer agora que os diabos e demonios não são seres pessoais?
Por outro lado também esta escrito sobre o Verbo divino que habitaria em seus adoradores: virei a eles e neles farei morada... alias, ousa afirmar que o próprio Pai habitaria nos que nele crescem...
Vai ver que nem o Pai é pessoa...
Conclusão: admitidas as alegações dos unitários - abordei apenas as mais importantes no que se refere ao Novo Testamento. A maioria delas entretanto são disputas estéreis sobre vocabulos hebraicos do Testamento Velho, das quais evidentemente passei a largo... - não resta personalidade alguma nas escrituras: Nem o Pai, nem o Verbo, nem o Salmista, nem os parentes de Jó e nem mesmo o Diabo... e são todos transformados em forças impessoais...

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