O verbo se fez carne...

O verbo se fez carne...

A mãe do Verbo Encarnado

A mãe do Verbo Encarnado

A consciência histórica do Cristianismo

A consciência histórica do Cristianismo

domingo, 19 de abril de 2009

Catolicismo sempre: romanismo jamais!

Jesus não teve nenhum super-apostolo mas doze apóstolos











Por Igreja Católica não deveis entender igreja romana, pois seria já um clamoroso absurdo, já um ultraje a Nosso Senhor Jesus Cristo.



Absurda é a pretenssão dos latinos de identificar sua igreja apostólica particular e ora cismática com a Igreja Católica Mãe dos adoradores verdadeiros.



Católico significa universal enquanto latino, italiano ou romano significa particular... estamos pois diante do princípio de contradição identificado pelo velho Parmênides de Eléia há mais de dois mil e quinhentos anos.



Admitir que algo possa ser simultaneamente particular e universal, sob o ponto do vista eclesial, é afirmar a possibilidade da roda quadrada...



Se a igreja romana é silmultaneamente a igreja universal ou Católica e a Igreja apostólica particular erigida pelo Beatíssimo Pedro na reigião dos romanos é contradição manifesta.



Como o doce e o amargo, a luz e as trevas, o alto e o baixo, etc



Então o que é a Igreja Católica?



Se tivermos em mente que Jesus Cristo escolheu, preparou e enviou não um apenas, mas doze apóstolos, que cada um desses santos Varões plantou uma igreja numa determinada região do mundo antigo e que cada uma dessas igrejas apostólicas ou particulares era administrativamente independente das outras, seremos levados a concluir que a Igreja Católica é O CONJUNTO OU A FRATERNIDADE DAS IGREJAS FUNDADAS PELOS APÓSTOLOS.



OU SE QUEREIS A UNIÃO DAS IGREJAS APOSTÓLICAS FIRMADA PELA MESMA CONFISÃO DE FÉ: CATÓLICA E ORTODOXA.



A união de nossas Igrejas particulares: egipcia, palestinense, jordaniana, Persa, malabar, siríaca, armênia, Bizantina, georgiana, grega, ukraina, rutena, russa, moldava, etc FORMA A IGREJA CATÓLICA E ORTODOXA MÃE DOS SANTOS E MÁRTIRES.



Nenhuma dessas igrejas tem a sacrílega pretenssão de ser a Igreja Católica com exclusão das demais igrejas irmãs, mas todas tem a consciência de pertencer a ela pela mesma profissão de fé e pela similaridade do ritual e dos costumes.



Cada Igreja é governada por um katolicos, Patriarca ou metropolita, ao redor dos quais congregam-se os Bispos sufragâneos. As Cristandades particulares são governadas pelo sínodo regional cuja presidência cabe ao Patriarca ou ao decano dos antistetes, a Igreja Católica se necessário pode congregar-se num sínodo pan ortodoxo.



Fale por nós uma testemunha insuspeita: Afonso Madrigal, dito Tostato ou Abulense, erudito biblista latino que floresceu no século XV



"A IGREJA LATINA (leia-se romana) NÃO É A IGREJA CATÓLICA, MAS APENAS PARTE DELA; DONDE SE SEGUE QUE, SUPONDO QUE ESTA IGREJA TIVESSE FALHADO, A IGREJA CATÓLICA NÃO TERIA ERRADO POR ISSO, PORQUE A IGREJA CATÓLICA PERMANECE SEMPRE NOS SEUS RAMOS - as igrejas apostólicas - QUE NÃO ERRARAM, SEJAM OU NÃO MAIOR O NÚMERO DOS FIÉIS PERTENCENTES A IGREJA QUE ERRA." in Prolo a Mat quest 4 e 13



Este autor espanhol é de reputação ilibada e considerado como autoridade de peso pelos teologos latinos.



Soto, Vitória, Suarez, Bañes, Pagnini, Senense, etc tiveram grande reverência por ele.



Ousarão os latinos afirmar que esse homem tão ilustre errou vergonhosamente justamente sobre a estrutura da Igreja a que pertencia?



Seja como for sua eclesiologia resume com a mais absoluta perfeição o pensamento do todos os padres da Igreja que floresceram antes do século XI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário