O verbo se fez carne...

O verbo se fez carne...

A mãe do Verbo Encarnado

A mãe do Verbo Encarnado

A consciência histórica do Cristianismo

A consciência histórica do Cristianismo

sábado, 18 de abril de 2009

The first four Archangels (Michael, Gabriel, Raphael, Uriel) stand in the four corners of The Great Throne of God.  A blessed Ascension to you all!:


"Agora, pois, Pai, glorifica-me junto de ti, concedendo-me a glória que tive junto de ti, antes que o mundo fosse criado." Jo 17,5


"Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste, para que vejam a minha glória que me concedeste, porque me amaste antes da criação do mundo." Jo 17,24


Se o Verbo estava fora do tempo e do espaço antes de sua Encarnação onde estava?

Na eternidade ou no seio do Pai.

Por isso diz: No princípio Era o Verbo, o Verbo estava em Deus e o Verbo era Deus. No princípio estava com Deus, todas as coisas foram feitas por ele e sem ele nada foi feito do que foi feito, Nele estava a verdadeira fonte da vida... Estava no mundo e o mundo feito foi por ele." 

Por isso diz: Do Pai sai...

"A fé em Cristo assegura todas estas coisas, pois é ele que pelo Espírito Santo diz: 'Vinde filhos, ouvi-me, eis que vos ensinarei o Temor do Senhor." S Clemente de Roma, I epistola. XXII

Observe-se que ele atribui ao Verbo a passagem do Salmo citado.

"Um é Deus que no tempo se manifestou pelo Filho Jesus Cristo, o qual dele saiu quando havia silêncio." S Inácio o Teóforo, Mg VIII,2

Por silêncio deve-se compreender a eternidade, em oposição ao universo 'barulhento' devido a sua atividade.

"Nós amamos a adoramos depois do Pai, o Verbo dele saido, inefavel, incriado e que no tempo, para salvar-nos de fez carne." S Justino de Roma. II Apol XIII,4


"Ele é Espírito que procede do Espírito e Pensamento do Pensamento." afirma o ínclito Taciano. Ad Graecos V,1


"De fato, reconhecemos também um Filho de Deus. E que ninguém considere ridículo que, para mim, Deus tenha um Filho. Com efeito, nós não pensamos sobre Deus, e também Pai, e sobre seu Filho como fantasiavam vossos poetas, mostrando-nos deuses que não são em nada melhores do que os homens, mas que o Filho de Deus é o Verbo do Pai em idéia e operação, pois conforme a ele e por seu intermédio tudo foi feito, sendo o Pai e o Filho um só. Estando o Filho no Pai e o Pai no Filho por unidade e poder do Espírito, o Filho de Deus é inteligência e Verbo do Pai." S Atenagoras de Atenas, in 'Súplica pelos Cristãos' X,2-4.



"Na eternidade o Pai não estava só, estava só com relação ao universo ou ao mundo externo, mas em si portava aquele Logos, o Logos que estava nele, o seu Logos." Tertuliano, ad Praxeas V

Nenhum comentário:

Postar um comentário