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A consciência histórica do Cristianismo

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sexta-feira, 24 de abril de 2009

I - Da liberdade do homem nas Sagradas Escrituras


Sentença: O homem foi criado livre por Deus, livremente se separou dele e permaneceu livre após o pecado.

Nem a sua capacidade de compreenção e nem a sua capacidade de decisão foram destruidas pelo pecado ancestral, como escreveram nossos patriarcas em resposta ao Papa romano.



01) O homem foi criado livre.

"Então Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança." Gn 1,26

Conforme escreveu S Irineu:
“Sendo, porém, o homem livre na sua vontade, desde o princípio, e livre é Deus, à semelhança do qual foi feito, foi-lhe dado, desde sempre, o conselho de se ater ao bem, o que se realiza pela obediência a Deus” Adv haer IV 37, 4 .
O abençoado Panteno, homem apóstolico, que edificou a escola de Alexandria: "Quando Deus dispoz de todas as coisas com seu Filho em acordo, nos tempos do passado, permitiu que nós conforme nossa vontade, fossemos arrastados pelos impulsos desordenados e levados pelo deleite da iniquidade." A Diogneto IX,1
Santo Atenagoras de Atenas: "Assim os anjos foram diretamente criados com liberdade por Deus sendo que uns permaneceram na sua vontade enquanto outros se deixaram levar pelo orgulho e vaidade, do mesmo modo os homens foram criados na liberdade para que possam optar entre o bem e o mal, o vício e a virtude." Petição XXIV pte final.
Teófilo de Antakia: "Deus desejava provar Adão para saber se obedeceria a seu mandato e desejava que ele tivesse perssevarado na inoscência e na simplicidade como uma criança." A Autólico II, 25
Taciano, o assírio, ouvinte do mártir Justino: "O Verbo antes de produzir os homens foi produtor dos anjos e de algumas outras espécies de seres livres, os quais não traziam em si a estabilidade no bem (que é própria da Natureza divina) mas que se realiza através dos homens, graças a liberdade de escolha. Assim o mau é punido com justiça, pois se tornou mau por sua própria culpa. Discurso contra os gregos VII


S João Damasceno: O homem foi criado livre porque seu protótipo não esta sujeito a necessidade.

S Efraim “Adão teria vencido, se tivesse querido” in Madraxe ad Bardaisan

São Clemente de Alexandria, Origenes Adamantius, São Gregório de Nissa e todos os Padres Orientais são do mesmo parecer.



02) Pecou livremente:


.
"Deus não é o autor do pecado, a perdição dos vivos não lhe dá alegria alguma.
Ele criou tudo para a existência, e as criaturas do mundo devem cooperar para a salvação."
Sb 1,13

Deus não é autor do pecado porque o homem é que pecou cultivando uma vontade oposta a de seu Senhor e Criador.



03) Permaneceu livre após o pecado



Critério: Se nos deparamos na escritura antiga e na escritura Nova com trechos nos quais Deus ou Cristo apelam a livre vontade dos gentios fica demonstrado que o homem em sua condição natural permanece livre.


No livro do profeta Jonas ( 3,5) se diz dos ninivitas que eram pagãos e estavam fora do pacto feito com Moisés: "Os ninivitas creram (nessa mensagem) de Deus, e proclamaram um jejum, vestindo-se de sacos desde o maior até o menor."

Apesar dos Agostinhos, dos Calvinos e de todos os gracistas e predestinacionistas o universo o hagiogrado não menciona nenhuma graça preexistente ou operação interna do Espírito Santo com relação aos ninivitas.

O texto é absolutamente claro: Creram (obtiveram a graça) obedeceram (fizeram uso correto da graça) e por isso foram perdoados por Deus.


Já no Novo Testamento da graça lemos que um oficial romano - que era pagão - e uma mulher siro-fenícia - que também era pagã - foram capazes de exercer fé em Nosso Senhor Jesus Cristo e de alcançar suas promessas.

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